Você quer crescer como o Google? Utilize o OKR
*Pedro Signorelli
Quando abrimos uma empresa, os OKRs (Objectives and Key Results) devem ser, antes de tudo, uma prioridade da organização. Eles ajudam a definir o que é preciso realmente fazer, o que é prioritário naquele momento e onde focar os esforços, direcionando a decisão de quem precisa estar envolvido para a melhor execução desta agenda.
Quando você está em processo de criação de uma empresa, não tem tempo para nada, não é mesmo!? Os OKRs, bem aplicados, trazem resultados no curto prazo, crescimento e, consequentemente, valorização do seu negócio. Desta forma, sua companhia aumenta a probabilidade de sucesso, melhorando a viabilidade de um investimento de longo prazo, facilitando o processo de decisão por parte de um fundo de investimentos, por exemplo.
Quando tiramos uma ideia de negócio do papel e aplicamos na prática, é necessário saber o que se quer e o objetivo a ser atingido em algum horizonte de tempo. Além disso, é extremamente importante definir metas ambiciosas que visem transformar os segmentos que você quer impactar. Posto isso, é necessário procurar o que melhor representa, quantitativamente o atingimento do objetivo, as evidências, algo que possa ser medido. Sem acompanhamento disciplinado dos OKRs ao longo do ciclo, nada vai acontecer.
A organização não aprende no primeiro minuto a usar os OKRs, é preciso investir tempo, alguém precisa ficar responsável por este tema, caso contrário o mais provável é que a iniciativa se perca. É fundamental que haja um treinamento, pois nós estamos habituados a pensar e agir de uma forma diferente do que os OKRs preconizam. Isso é especialmente presente em organizações já estabelecidas de maneira estrutural e nas pessoas com muitos anos de experiência.
É preceito da gestão por OKRs que o planejamento de longo prazo seja desdobrado em ciclos menores, tendo como ponto fundamental o engajamento dos colaboradores em torno dessa agenda. Estes dois componentes são partes muito importantes nesse tipo de gestão. Estipular metas para um trimestre, por exemplo, permite que a companhia avalie os resultados quase em tempo real e corrija a rota, caso não tenha alcançado a meta prevista, ou ainda, que tenha encontrado novas dificuldades.
Dentro da minha experiência, vejo muita restrição de agenda por parte dos executivos. Muitas vezes, eles entendem que a implementação da metodologia é algo a mais que devem fazer, encaram como um "fardo", mas não é. Também vejo que, muitas vezes, é difícil abrir mão daquilo que já se vem fazendo, em alguns casos, os pet projects. Afinal, não adianta ser algo que o CEO quer para a empresa, se os seus reportes diretos não dedicam tempo para isso.
Os OKRs vêm trazendo clareza sobre as prioridades de cada companhia. Na concepção, é um sistema bastante ágil e leve para alinhar as pessoas em torno daquilo que é mais importante para a empresa no curto prazo, visando resultados e podendo sofrer ajustes no decorrer do processo, ao invés da tradicional revisão anual de metas.
*Pedro Signorelli tem 20 anos de experiência no mercado corporativo, tornou-se especialista na implementação do método OKR. Em 2019, criou e fundou a Pragmática Consultoria em Gestão, com o objetivo de ajudar outras organizações em suas jornadas de transformação e gestão. Mais informações acesse: Pragmática
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