O conceito psicológico do Marketing Digital
Como os Arquétipos influenciam na venda de seus produtos
Atualmente, muito se fala sobre as estratégias do Marketing Digital. Isso porque, como o mundo das vendas se expandiu também sobre os meios de comunicação digitais, é necessário criar ferramentas que permitam uma maior aproximação entre cliente e empresa. Uma das estratégias bastante utilizadas são os Arquétipos.
Helton Magalhães, CEO da Academia Digital, elaborou o curso de gestão de Marketing Digital com 15 módulos de conteúdo exclusivo, dentre eles, os Arquétipos. A teoria de Arquétipos consiste basicamente em figuras que todos os indivíduos possuem em seus imaginários, algumas desde crianças, já outras criadas ao longo da vida, o que dá verdadeiro sentido à vida.
Por meio disso, é possível identificar como o conceito da estratégia do marketing digital se alinha à psicologia. Dentre seus principais objetivos, estão:
- Identificar padrões de comportamento;
- Identificar o que motiva uma pessoa a comprar um produto ou serviço;
- Criar um padrão de comunicação.
De acordo com Helton, “o padrão faz as pessoas lembrarem da sua marca”. Por isso, marcas de sucesso sempre utilizam padrões de design e comunicação. Empresas grandes no mercado utilizam a mesma logo há décadas, pois, desta forma é mais fácil fixar a marca na mente do consumidor.
Além disso, os arquétipos também podem ser percebidos por meio de padrões de comportamento, inconsciente coletivo e tendência instintiva.
- Padrões de comportamento é uma maneira de agir que se repete diante de situações semelhantes;
- Inconsciente coletivo é um reservatório de imagens latentes, ou seja, o indivíduo não se recorda das imagens de maneira consciente, mas sim, herda uma predisposição da imagem;
- Tendência instintiva representa os valores fundamentais, não morais, valores que são importantes para o indivíduo.
Mesmo que vários tipos de arquétipos existem, doze deles são principais, que simbolizam as motivações humanas básicas e cada uma delas possui conjunto de valores próprios, significado e traços de personalidade. Dentre os doze tipos, estão: Criador, Cara Comum, Explorador, Fora da Lei, Inocente, Governante, Bobo da Corte, Sábio, Amante, Mago, Prestativo e Herói.
Por isso, é sempre importante ter conhecimento das motivações, interesses e hábitos do consumo do público-alvo. É essencial a análise e definição de 2 a 3 arquétipos adequados para a comunicação com o cliente, a implementação de um padrão de comunicação com o cliente escolhido, e, a partir disso, utilizar sempre o mesmo padrão.
Dentro do curso da Academia Digital, Helton Magalhães, pode-se encontrar mais de 15 módulos diferentes que explicam mais sobre cada tópico relacionado ao Marketing Digital, cada um com seu diferencial próprio. Também é importante ressaltar que o curso possui uma atividade no final de cada módulo, fazendo com que o aluno consiga fixar o conhecimento adquirido ao longo da aula.
Serviço: Academia Digital
Marketing Digital Avançado
Helton Magalhães
CEO, professor e especialista em Marketing Digital
Avenida Presidente Kennedy, 4100 Sala 2 - Sobre Loja - Portão, Curitiba - PR
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>