Logo
Imprimir esta página

Planejamento estratégico 2022: aproveite a era de públicos que querem ouvir e se posicione

Telma Gadotti - Daniel Zimmermann Telma Gadotti - Daniel Zimmermann

Por Telma Gadotti, especialista em comunicação e negócios e proprietária da Ultra Agência

O ano entra na reta final e isso não é exagero. Tanto é verdade que 2022 está entre os tópicos urgentes de empresas mais atentas à necessidade de um planejamento estratégico de marketing. Em linhas gerais, é ele que servirá como um guia para a implementação de melhorias e mudanças para o ano que vem. Mas, se antes esse parar e pensar o futuro era algo necessário a cada dois, três anos, agora, diante da velocidade de mudança e fatores que surgem a todo momento e alteram planos de negócios, essa reflexão deveria estar em evidência a cada semestre, principalmente para quem quer inovar e se destacar no mercado.

E por onde começamos? O planejamento virou estratégia de guerrilha? Não! Ele se tornou uma força viva diária dentro da empresa. Planejar agora é um olhar 360º de informações que precisam de mais pessoas envolvidas. Então, para elaborar o seu para o próximo ano, converse com o público interno, que cada vez mais olha, sente e vê sua empresa. Ouça também o mercado, que não para de decidir por nós; os seus gestores que superam diariamente a velocidade na tomada de decisões; o seu conselho, já que cabe a ele a reponsabilidade do “olhar de fora” para medir as ações estratégicas a serem adotadas; e, principalmente, os seus clientes. São eles que te proporcionam uma das melhores ferramentas de evolução: o feedback. Sem contar que, cada vez mais, necessitam da sua visão de parceira para que esse relacionamento siga forte e duradouro.

Com tudo tão veloz, as vezes, é necessário uma alteração muito ágil, novas estratégias, novos posicionamentos e aí, cabe o olhar da gestão, para entender tudo isso o mais rápido possível e se movimentar. Compreender a mudança de rota rápida para chegar lá é o grande desafio. Então, a melhor estratégia é cuidar da visão do amanhã e do contexto do hoje. Fazer um planejamento onde temos a escuta ativa de tudo, com foco no que a empresa é, sempre foi o melhor a se fazer. Aproveite a era de públicos que querem ouvir quem você é e se posicione.

A comunicação sempre foi um bom exemplo, afinal, ela muda na velocidade da luz. Novas redes sociais, mudanças nos algoritmos, linguagens que devem ser adotadas conforme o público, os memes, os conteúdos que viralizam. Como está a relação da sua empresa com tudo isso? Você já deve ter ouvido aquela frase “quem não é visto não é lembrado”, não é mesmo? Pois bem, assim como a comunicação serve de exemplo para mostrar que tudo muda rapidamente e que precisamos estar atentos, ela também é parte essencial de um planejamento estratégico bem estruturado. Você precisa saber onde o seu público está e como se comunicar com ele. Precisa se mostrar, ser visto. Seja com estratégias on-line ou off-line.

Planeje 2022 tendo a inovação como palavra-chave. Mas, não se esqueça que ela começa na cabeça dos gestores e na cultura da empresa. Organizações que inovam e saem à frente no mercado não param no tempo. Não ficam presas a planejamentos feitos há anos. Elas estão antenadas, em constante evolução, se permitindo mudar. Investir em infraestrutura e maquinário não é inovar. Inovação é fazer algo novo, mas que esteja na essência do negócio.

Com um novo ano chegando, é comum que novas metas e sonhos o acompanhem. Coloque tudo no papel, monte seu planejamento estratégico e, mesmo que a correria do mundo corporativo consuma seu tempo, reserve um momento junto de sua equipe para revê-lo. Analise, detalhadamente, o que está dando certo, o que precisa ser revisto, seja porque não deu resultado ou porque já ficou “velho” diante da velocidade em que tudo evolui. Evolua junto. Mas, não deixei para fazer isso apenas quando o calendário te mostrar que 2023 bate à porta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto