Especialistas Debatem Atual Cenário de Investimentos em Previdência
Lideranças e estrategistas de fundos previdenciários do mercado reuniram-se de forma virtual em mais uma edição do Encontro com Gestores na manhã de quinta-feira, 04 de novembro, no canal da Icatu no Youtube.
O tradicional evento realizado pela Icatu aborda temas relacionados aos mercados financeiro e segurador. A atividade debateu como investir em previdência frente às mudanças econômicas. Participaram do encontro especialistas representando algumas das mais importantes gestoras do Brasil, como: Icatu Vanguarda, Augme, Plural, Valora, Alaska, Kapitalo, JPG, STK, T3 e Gávea. A mediação foi conduzida pela jornalista, economista e educador financeiro, Luis Artur Nogueira.
Ao dar as boas vindas a participantes e espectadores virtuais na abertura do Encontro com Gestores, o CEO da Icatu, Luciano Snel falou sobre a evolução do mercado de previdência e como o cenário econômico atual influencia e estimula um olhar para o planejamento financeiro. O executivo ressaltou que a missão da Seguradora é democratizar o acesso aos produtos de proteção e planejamento financeiro.
“O comportamento do mercado de fundos de previdência já atingiu R$ 1 trilhão. Diversificação é a palavra de ordem do momento que vivemos. O mercado de previdência cresceu sua captação líquida. De tendências podemos ver uma demanda cada vez maior por fundos multi- mercado, fundos de ações, crédito privado, fundos quantitativos. E para isso a Icatu tem esse marketplace que é o mais diversificado do mercado, com mais de 300 fundos de previdência disponíveis para todo perfil de cliente e demanda”, salientou Snel.
O primeiro painel contou com a participação do diretor de investimentos da Augme Capital, Marcelo Urbano; do sócio da Plural Asset, Rafael Zlot; e o CEO da Valora Gestão de Investimentos, Daniel Pegorini. Os analistas debateram a volta do crédito privado e a retomada de retornos expressivos em 2021.
O segundo painel abordou o que longo prazo tem a ensinar nos ensinar. O assunto em pauta foi analisado pelo sócio fundador da Alaska, Henrique Bredda; pelo gestor de investimentos da Kapitalo, Bruno Cordeiro; e também pelo manager de multi-estratégia da Icatu Vanguarda, Fernando Palermo. Palermo relembrou que o próprio investimento de longo prazo é variável para os investidores, dependendo do horizonte de quem vai investir. O especialista explicou que é preciso manter a disciplina, criando um arcabouço: “é necessário que ocorra um processo de investimento para ser seguido ao longo do tempo para evitar cair nas armadilhas de investimentos de curto prazo”.
O terceiro painel do dia debateu a renda variável sob a ótica de um investindo em meio aos desafios macroeconômicos. O tema foi abordado pelos seguintes convidados: o gestor de investimentos da JGP, Márcio Correia; o sócio-fundador da STK Capital, Antenor Fernandes; e o sócio da T3, Ricardo Pereira de Almeida.
Por fim o último painel do evento contou com a participação do economista sênior da Gávea Investimentos, Edward Amadeo. O especialista analisou o cenário econômico com ênfase em nflação, renascimento da Selic e temor fiscal. Amadeo é graduado em economia com Ph.D. na área. Seu vasto currículo inclui a função de Ministro do Trabalho nos anos 90, além de ter sido professor e pesquisador da área econômica.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>