Logo
Imprimir esta página

Aplicativos de mensagem estão cada vez mais presentes no atendimento ao cliente

As pessoas estão se comunicando cada vez menos por ligações telefônicas e cada vez mais por aplicativos de mensagens, e isso está alterando também o relacionamento entre marcas e consumidores.

O uso crescente de smartphones resultante da evolução tecnológica alterou a forma de comunicação entre as pessoas. Dentre as mudanças, uma das mais notáveis é a substituição das ligações telefônicas por mensagens instantâneas, inclusive no atendimento ao cliente. De acordo com o CX Trends 2021, o atendimento através de mídias sociais apresentou um aumento superior a 150% no Brasil em 2020.

Um estudo feito pela seguradora de celulares BemMaisSeguro concluiu que mais de 90% dos brasileiros não utilizam mais o celular para realizar chamadas telefônicas, apenas para usar aplicativos e acessar a internet. E, além de não realizar mais ligações, as pessoas estão ignorando os telefonemas que recebem. Um teste feito pela ZipWhip com mais de 500 consumidores descobriu que 87% dos participantes rejeitam ou ignoram chamadas de números desconhecidos, e que 96% consideram o recebimento de ligações algo perturbador.

A pesquisa descobriu ainda que o motivo principal para esse comportamento é a conveniência. As pessoas se mantêm ocupadas durante o dia e não querem ficar sendo interrompidas. Devido a isso, aplicativos de mensagens como WhatsApp, Telegram, Messenger e Direct do Instagram são alternativas consideradas mais práticas, ágeis e menos invasivas de se comunicar, em que não é necessário dizer nenhuma palavra em voz alta e é possível processar melhor o que foi escrito, possibilitando assim pensar na resposta de forma mais clara.

Segundo um levantamento realizado pela empresa de tecnologia Zendesk, um dos canais mais utilizados pelos consumidores para se comunicar com marcas e empresas é o WhatsApp. Para atender melhor essa demanda, foi desenvolvido o WhatsApp Business, que facilita o atendimento das empresas. Com o aplicativo, é possível automatizar, organizar e responder mensagens rapidamente.

O sócio-fundador da Digimax AdTech, Douglas Cardoso, acredita que aderir a esses novos meios de comunicação é essencial para impulsionar o negócio, seja para fortalecer o relacionamento com o consumidor, destacar a marca ou fazer negociações e fechar novas vendas. “Hoje, os consumidores preferem entrar em contato com as empresas por mensagem e trocam facilmente de marca por conta do atendimento. Além disso, com a versão Business, é mais fácil marcar presença no meio digital e ser descoberto pelo cliente”, diz o especialista.

Douglas explica também que, além deixar a comunicação com o consumidor mais ágil e prática, o aplicativo na versão business apresenta várias funcionalidades úteis para a empresa. “É possível fazer o compartilhamento de conteúdo e o registro de negociação. E tudo com segurança, pois o aplicativo conta com a proteção da criptografia de ponta a ponta”, diz Cardoso.

No entanto, apesar de ser um dos mais utilizados, os canais de atendimento não se restringem apenas ao WhatsApp. O especialista explica que cada cliente tem uma preferência e que a empresa precisa estar onde o cliente quiser se comunicar. “Como são muitos canais de comunicação, existem ferramentas de suporte para o atendimento por mensagem que unificam esses canais. Essas ferramentas combinam o atendimento automatizado e humano e criam conversas personalizadas através da inteligência artificial, conseguindo assim aumentar as conversões”, finaliza Douglas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto