Logo
Imprimir esta página

Como ter um crescimento sustentável do seu negócio

Como ter um crescimento sustentável do seu negócio

*Por Claudia Bittencourt, Sócia-Fundadora e Presidente do Conselho Consultivo do Grupo BITTENCOURT, Mentora e Conselheira nas áreas de Desenvolvimento Organizacional com foco nas empresas Franqueadoras e Familiares; Embaixadora Certificada do Capitalismo Consciente no Brasil.

Cuide da base, da estrutura e dos pilares que vão levar seu negócio ao crescimento sustentável. Não é novidade para o meio empresarial o que faz os negócios prosperarem e terem sucesso. O que talvez não esteja tão claro é que para alcançar esse sucesso existem alguns pilares que são importantes e devem ser preservados ao longo da jornada da empresa.

Até o século XX, os clássicos de administração traziam a teoria de que para ter sucesso as empresas precisavam se sustentar em três pilares: estrutura organizacional, processos e pessoas. O que continua sendo uma verdade, porém a partir do século XXI, com o avanço da tecnologia e a transformação digital, que vem acelerando o processo de evolução das empresas e mudando comportamentos, usos e costumes dos consumidores, esses pilares precisaram ser reforçados.

As teorias ligadas aos temas de planejamento, estratégia, processos e pessoas, sempre estiveram à disposição dos empresários e também sempre foram aplicadas de acordo com o estágio de desenvolvimento de cada empresa e no nível de entendimento e perfil do líder à frente dessa organização, cada uma no seu tempo - geralmente ao longo de alguns anos em um processo de erros e acertos constantes, circunstâncias estas que nos dias de hoje não se sustentam.

O tempo não para e a velocidade com que tudo está acontecendo é devastadora. A empresa que não consegue acompanhar ou sair de sua zona de conforto para realizar transformações significativas e adequadas ao novo momento, vai perder relevância e parar de crescer.

Como crescer e se sustentar nesse mundo tão competitivo e volátil se a base de sustentação da empresa é frágil?

Quando cito que no século XXI os pilares precisam ser reforçados, estou me referindo a um grupo de novas ações, estratégias e atributos que deixaram de ser só teoria e começaram a ser aplicadas na prática e no dia a dia das corporações.

Estrutura Organizacional ganha o reforço da Estratégia e Governança, esses três fatores não podem ser tratados de forma isolada. A estrutura organizacional deve estar alinhada com as estratégias de crescimento da empresa e as práticas de governança, é o que vai dar condições e segurança para que ela seja implementada e traga os resultados projetados.

O outro pilar, os processos, há muito recebeu a companhia das tecnologias digitais e estamos nos referindo ao big data, a inteligência artificial, machine learning, e outras tantas, o que permite às empresas terem as informações que precisam em tempo real, tanto do mercado onde atua no Brasil e no mundo, do seu consumidor e de toda a cadeia em volta de seus negócios. E com isso tomar as melhores decisões. A partir do conhecimento gerado por dados, pode evoluir para a geração de novos negócios e escalar.

O que quero dizer é que os processos ganharam agilidade com o digital, porém precisam ser bem definidos. O resultado é uma melhor gestão do negócio e ganhos de produtividade e a condição de inovar permanentemente.

O pilar pessoas, esse sim, está mais completo como sempre mereceu, ganhou reforço da cultura organizacional e do propósito. Se estes dois pontos não estiverem definidos e disseminados na organização as pessoas podem não gerar os resultados de que são capazes com as competências que tem. Por outro lado, o perfil dos executivos devem ser aderentes à cultura e ao propósito existente, essa relação nunca foi tão questionada, estudada e demandada, como nos dias de hoje.

Cultura e propósito

Tanto a cultura como o propósito são como a alma da organização, sem elas a empresa pode não fazer sentido na vida das pessoas, dos clientes, dos colaboradores e demais stakeholders. Não tem estratégia, estrutura, governança, processos e tecnologias, que resistam se as pessoas não estiverem engajadas e seguras de que fazem parte de algo maior e mais significativo para suas vidas.

Muitas vezes as empresas enfrentam grandes desafios e dificuldades de gestão, perdem dinheiro, não retém talentos e não conseguem identificar as causas com precisão, investem nas melhores tecnologias sem muito resultado e o problema pode estar nos pontos colocados aqui, porque eles representam a estrutura, os pilares, e se não estiverem alicerçados, como a própria definição das palavras, tudo que estiver atrelado a elas pode ruir a qualquer tempestade por ser frágil.

Há 36 anos o Grupo BITTENCOURT, ajuda empresas no seu processo de organização com o objetivo de que cresçam de forma saudável e perene, e nossa metodologia é pautada nos pilares que foram citados neste artigo, porque não acreditamos em expansão de negócios, se a empresa não tiver estruturada para suportar essa expansão.

Se quiser saber mais a respeito, solicite uma apresentação exclusiva para os líderes de sua empresa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto