Armadores se preparam para um elevado aumento no seguro
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Aparecido Rocha – insurance reviewer
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Aparecido Rocha – insurance reviewer
De acordo com dados de órgãos especializados na navegação marítima global de cargas, de janeiro a setembro de 2021 foram registrados 714 acidentes marítimos envolvendo navios mercantes em todo o mundo. São acidentes de diversas naturezas, com danos às embarcações, a terceiros e as cargas transportadas. Entre os acidentes ocorridos no período indicado, 42 embarcações tiveram perda total. Os acidentes comuns, como por exemplo com balsas, barcos, barcos de pesca e navios com problemas sem necessidade de reboque não são monitorados e reportados.
A exploração desses números permite um melhor acompanhamento pela indústria de seguros visando a identificação de novos riscos, ameaças e oportunidades para o setor de seguros marítimos e de transportes.
Diante do crescente número de sinistros registrados nos últimos três anos, o setor de transporte marítimo global está apreensivo e assustado com tantos acidendes e prejuízos. Esta situação levou dois P&I Clubs britânicos a requisitar valores adicionais sobre os orçamentos originais para cobrir prejuízos e anunciar que os custos de seguro vão aumentar significativamente em 2022, pois além dos acidentes marítimos inclui-se também as reclamações de sinistros relacionados à Covid-19. Não há perspectiva de recuperação rápida e projeta-se péssimos resultados financeiros para 2022.
O London P&I Club convocou seus membros com um pedido suplementar de 25% sobre os orçamentos originais. A última vez que o London Club pediu dinheiro adicional foi durante a crise financeira mundial de 2008. E, o West of England P&I Club pediu a seus membros, um adicional de 15% nas taxas originais. Outros clubes P&I anunciarão suas intenções de preços para 2022 em breve. Comentários em Londres sugerem que os clubes UK, Britannia e Gard pedirão um aumento de 10% sobre os valores contribuídos inicialmente, atitude que certamente será seguida pelos demais clubes. Esses pedidos adicionais são demasiadamente elevados para o setor marítimo, que tinha no máximo aumento anual de 5% em anos anteriores e já era considerado muito alto.
Os clubes P&I London e West of England enfatizaram ainda que, as taxas atuais são muito baixas e devem aumentar para melhor equiparar o prêmio aos sinistros, especialmente em um ambiente em que os retornos de investimentos não suportarão perdas técnicas contínuas.
P&I Clubs, são clubes que funcionam como seguradoras, mas não são seguradoras. É um sistema de mutualismo formado pelos armadores e donos de navios, com a finalidade de complementar o seguro normal, protegendo navios e respectivas cargas contra sinistros que envolvam responsabilidade. Cada membro do clube paga a sua parcela do prêmio e as indenizações são extraídas dos fundos coletivos.
O P&I – Protection and Indemnity (Proteção e Indenização), garante os riscos de responsabilidade civil perante terceiros, de natureza acidental de danos materiais causados pelo navio, por: colisão com outra embarcação; danos provocados ao cais, docas, equipamentos ou instalações portuárias por choque; danos às cargas transportadas; lesão corporal de membros da tripulação e passageiros enquanto na embarcação; poluição ambiental; e riscos de guerra.
Aparecido Rocha – insurance reviewer
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Comércio exterior brasileiro cresceu 14% em abril 2024
- Navio com carga brasileira é sequestrado pelo Irã
- Despesas de salvamento do navio que derrubou a ponte nos EUA serão pagas pelos embarcadores – avaria grossa
- Carta Conforto não isenta o transportador do seguro obrigatório
- Balança comercial de março de 2024 registra superávit de US$ 7,483 bilhões
- Acidente durante operações de carga e descarga de navio provoca incêndio
- Contrabando e Descaminho prejudicam o comércio exterior brasileiro
- Piratas sequestram um navio cargueiro e preocupam com o ressurgimento da pirataria na costa da Somália
- Balança comercial de fevereiro de 2024 registrou superávit de US$ 5,447 bilhões
- Acidentes marítimos alerta para importância do seguro
- Zona de Processamento de Exportação impulsiona o comércio exterior brasileiro
- Balança comercial inicia o ano com superávit de US$ 6.5 bilhões