Logo
Imprimir esta página

Entidade Laço Amarelo - Da teoria à prática!

Nesse mês, vamos lembrar de algumas regras básicas para uma condução segura e que, em muitos casos, esquecemos de praticá-las. Quando passamos pela formação para ser um condutor, ou seja, pelos cursos teórico e prático no CFC (Centro de Formação de Condutores), recebemos uma gama de informações. É sempre bom lembrar que, para conduzir um veículo, nós utilizamos as funções cognitivas, relacionadas à direção veicular que incluem memória, atenção, avaliação sistemática do ambiente e outras habilidades viso espaciais, verbais e de processamento de informações, além da tomada de decisões e resolução de problemas. Estas funções devem se processar de modo dinâmico.

Os estudos apontam que o ato de dirigir um veículo pode até parecer uma atividade simples, quase automática, mas exige uma complexa articulação de funções cerebrais e motoras do condutor. Portanto, tudo o que aprendemos lá quando das aulas no CFC devem ser repetidamente todos os dias, para criarmos o hábito de dirigir conforme as regras determinam, com o intuito de nos proteger.

Nesse mês, o Programa Laço Amarelo quer trazer a seguinte reflexão a você: quais as regras que você aprendeu quando da sua passagem pelo CFC e que hoje, pela correria do dia-a-dia, pelo trânsito complexo que você enfrenta todos os dias, por tantos outros motivos que a gente sempre encontra para minimizar nossa falha, você deixa de lado, se arrisca e não pratica enquanto transita???

Você que pilota uma motocicleta e não estuda o trajeto antes de subir na moto e fica procurando o endereço que precisa ir em cima da moto, ou distraído no celular, e ainda reduzindo a velocidade para enxergar o número dos imóveis ou o nome da rua, tem consciência de que se coloca em risco e pode atrapalhar o caminho de outros motoristas, principalmente numa rua movimentada?

Não usar o celular, enquanto pilota é outra regra básica de segurança que, tenho certeza, você aprendeu na autoescola e hoje se esquece dela diariamente. Agora, para todos os condutores, em dias de chuva, com neblina ou a noite, é fundamental que você diminua a velocidade do veículo. Todos os veículos precisam de um espaço maior para pararem, caso o piso esteja molhado. Caminhões e ônibus mais ainda. Conheça essa diferença para estar protegido. Da mesma forma que, ultrapassar em local proibido, é regra básica de segurança que muitos condutores deixam de praticar. Faça aí um exame na sua consciência e passe a praticar regras que você já sabe. Assim todos estaremos mais seguros pelas ruas e rodovias.

Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito. Programa Laço Amarelo.

SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguro e de Capitalização de Santa Catarina, é uma Entidade Laço Amarelo, certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto