Logo
Imprimir esta página

Democracia é essencial para o sucesso dos negócios, afirmam empresários das micro e pequenas indústrias, segundo pesquisa SIMPI

Pesquisa realizada pelo Datafolha, a pedido do Sindicato da Micro e Pequena Indústria (SIMPI), cujo tema é ditadura x democracia, entrevistou empresários da categoria e o resultado demonstrou que para 78% deles, a democracia é melhor do que qualquer outra forma de governo para o sucesso dos negócios. Outros 4% avaliam que, em algumas circunstâncias, os negócios teriam melhores resultados numa ditadura do que em regime democrático. E 13% acreditam que para os negócios prosperarem, tanto faz se o governo é democrático ou ditador. A pesquisa também perguntou aos empresários sobre a melhor maneira de governo. A maioria dos entrevistados (76%) prefere a democracia. Já 8% acreditam que em certas circunstâncias a ditadura é melhor. Outros 9% disseram que tanto faz se o governo é uma democracia ou ditadura. Quando perguntados sobre a possibilidade de uma nova ditadura, 63% afirmam que não há chance, ante 8% que disseram que há muita chance de acontecer, outros 19% avaliam que há um pouco de chance e 10% preferiram não responder.

O resultado do levantamento foi comentado por Joseph Couri, presidente do SIMPI no programa “A Hora e a Vez da Pequena Empresa”, que pode ser visto no YouTube. “É a democracia que viabiliza mobilizações, viabiliza a liberdade de expressão e o sucesso dos negócios. O cenário atual é de perda de produção por falta de matéria prima e aumento dos custos. O poder de compra do consumidor está cada vez menor, refletindo no ritmo de produção. O caminho agora é redução de custos ou repasse no preço. Economistas falam na possibilidade de estagflação, ou seja, recessão com perda de emprego e inflação. O nosso desafio é sair desse cenário”, alerta Couri. Precisamos de medidas de auxílio às micro e pequenas empresas para que a economia não caia em colapso, pois sem empresa não há emprego e sem emprego, não há consumo.

Conjuntura econômica

“O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) referente ao segundo trimestre de 2021 veio aquém ao que o mercado esperava, que era de até 0,5% de crescimento. No entanto acabou caindo 0,1%”, afirma o economista Otto Nogami. Segundo ele, diferenças pequenas, mas representativas. A queda se justifica pelo conjunto: consumo das famílias, gastos do governo, formação bruta de capital fixo e exportações. “Por conta do processo inflacionário, o consumo das famílias se manteve estável. Já os gastos do governo tiveram alta de 0,7% devido ao reinicio do pagamento do auxílio emergencial. No setor produtivo, houve queda de 3,6% nos investimentos. E as exportações tiveram alta de 9,4%, considerando a safra de grãos. O conjunto de resultados acabou comprometendo a retomada do crescimento”, explica. Para o futuro, segundo Nogami, devemos considerar a alta da inflação, que compromete a capacidade de consumir das famílias; e a elevação da taxa de juros, que deve chegar a 8% no final do ano. “Preocupante”, lamenta.

Como é aprovado o crédito digital?

Todo comportamento de compra e pagamentos, seja pessoa física ou jurídica, é agrupado em um grande armazém virtual de dados chamado big data. De acordo com Marcos Travassos, CEO da Money Money Invest, esses dados servem de parâmetros para algoritmos com inteligência artificial que dão notas de crédito para pessoas e empresas. Como ser um bom cliente para a análise do algoritmo? “A resposta é organização financeira e gestão de fluxo de caixa. Quanto mais organizado você for e pagar as contas em dia, melhor será a negociação com o banco e o crédito concedido. Mas o contrário também é verdadeiro, ou seja, se você entrar numa espiral negativa, poderá ser visto como mal pagador”, explica.

Lei de superendividamento

“É paradoxal, mas a lei de proteção ao consumidor, conhecida como Lei de superendividamento, vai também ajudar os bancos”, afirma o economista Roberto Luis Troster. Isto porque a lei funciona como uma recuperação judicial, onde o objetivo é buscar solução para as dívidas, fixando uma renda mínima para que a pessoa possa sobreviver, ao mesmo tempo em que escalona os pagamentos. Para os bancos é bom porque reduz os custos jurídicos e com empresas de cobrança.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto