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Dicas para criar ou impulsionar um negócio online

As novas tecnologias estão impulsionando a logística online, permitindo um comércio mais inteligente, com mais eficiência em toda a cadeia de suprimentos, maior visibilidade e transparência; permitindo, por sua vez, que a movimentação de mercadorias seja otimizada e redirecionada para onde seja mais necessária. Depois da venda online, a logística se torna uma parte indispensável de um negócio. Se há alguns anos os comerciantes dificilmente conseguiam pensar nessa parte da operação como uma roda que fazia seu negócio girar, agora eles podem usar a logística como uma vantagem competitiva.

Outro ponto importante é a digitalização, já que somente na América Latina, de 2015 ao primeiro trimestre de 2021, a penetração da Internet cresceu cerca de 60,7%, segundo a Internet World Data Status. Essa ampliação possibilitou que a amplitude de conexões globais e regionais se tornem grandes oportunidades para aqueles que desejam iniciar um negócio online.

Deste modo, se você está pensando em ter uma renda extra ou se tornar um empresário em tempo integral, aqui estão algumas dicas:

1. Crie um quadro de inspiração: Se você ainda está pensando sobre a ideia do seu negócio, que melhor maneira do que começar a trabalhar com um pouco de visualização? Ao criar um quadro físico ou digital, você pode começar a definir como seria a imagem da sua marca ou estabelecer as características que ela pode ter e os itens que você deseja vender.

2. Traga seu detetive interior: Na era das redes sociais, seria um erro não usá-las para estudar seu público-alvo. Pesquise em seus contatos quem poderiam ser clientes em potencial ou entre em diferentes grupos de compra e venda no Facebook para ter uma ideia de quais são as características e as necessidades do público que deseja alcançar.

3. Torne seu produto visível: Atualmente, existem várias opções para abrir sua loja online, que vão desde plataformas gratuitas que fornecem modelos para adaptar seu site ao look and feel do seu negócio, até o Marketplace que oferece diferentes canais de mídia social. Ao criar a sua loja, lembre-se de se colocar no lugar do seu cliente para que todas as opções do menu sejam pensadas de forma intuitiva e possam facilitar a sua experiência de compra.

4. Crie uma boa experiência para seus clientes: Nos últimos anos, muitas marcas optaram por fazer da aquisição de seus produtos uma experiência única para seus compradores. Essa experiência começa no momento em que eles selecionam um item em seu site e continua nas informações valiosas que encontram sobre tudo o que veem lá, no tempo que levam para realizar cada movimentação dentro do site e nas facilidades de pagamento (seja por meio de cartões de crédito,débito ou cupons). Por último, mas não menos importante, a entrega da sua encomenda, altura em que poderá finalmente conquistar totalmente os seus clientes.

5. Faça do unboxing a estrela do seu negócio: Se falamos de experiências e entregas, desembalar é rei. Quantas vezes não perdemos tempo vendo as coisas que outros compraram por meio de histórias nas redes sociais? E quantas outras pessoas não se apaixonaram por um produto só de olhar para sua embalagem? Com isso verificamos que uma imagem vale mais que mil palavras, por isso você deve aprender a embalar e etiquetar seu produto com os materiais adequados que permitem que ele chegue em sua totalidade nas mãos de seu destinatário e pronto para ser publicado em um story do Instagram.

6. Utilize os recursos disponíveis: Alcançar um negócio de sucesso, principalmente de quem está iniciando, é contar com a ajuda de seus aliados estratégicos, principalmente serviços de integração que são gratuitos ou que exigem um mínimo de investimento. Além do serviço principal fornecido por cada um dos provedores, você também deve analisar quais serviços de valor agregado seus aliados oferecem.

7. Deixe o especialista cuidar: Terceirizar certos aspectos do negócio nos quais você não tem experiência, permite que você deixe a complexidade para os especialistas para que possa se concentrar em outras atividades importantes para o seu negócio. A entrega do seu produto é uma das áreas em que se recomenda a parceria com um fornecedor de logística que lhe possa aconselhar para melhorar a experiência dos seus clientes.

8. Automatizar os processos: Trabalhar com eficiência libera tempo para focar nas atividades diretas que geram novos negócios, além de manter a satisfação dos clientes internos (funcionários) e externos (seus compradores). A adoção de novos processos tecnológicos acelera o crescimento, por isso se torna uma situação de “ganha e ganha”, pois demonstrar bons resultados financeiros, gera confiança e menos resistência à mudança (interna), e uma melhor experiência para seus clientes (externos) estimula a repetição de vendas, aumentando a receita do negócio.

9. Você não está sozinho: Muitas vezes, as pequenas empresas não têm recursos e tempo para iniciar um processo de expansão e isso é frequentemente visto como um obstáculo. Por exemplo, o processo de envio internacional de seus produtos pode ser complicado, pois o desconhecimento dos procedimentos necessários pode causar falhas na entrega e incomodar os clientes, portanto, estabelecer uma aliança com o parceiro logístico certo pode representar uma vantagem competitiva. Se você está pronto para exportar, pode fazer um tour pelo site da UPS para PMEs, que oferece descontos e benefícios para enviar seus produtos tanto local quanto globalmente. Você também pode participar de eventos educacionais, como o oferecido pelo Programa UPS Mulheres Exportadoras, que ministrará uma série de webinars começando com "Taxas e Regulamentos Comerciais que afetam as Exportações".

10. Aventurar-se a realizar seu sonho: Por fim, saiba que um negócio não se fecha da noite para o dia e que ver resultados leva tempo, porém, vale a pena e é uma boa oportunidade para desenvolver suas habilidades e se dedicar ao que você mais gosta.


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