Logo
Imprimir esta página

Open Insurance ainda apresenta desafios para o mercado

Open Insurance foi o tema de webinar que aconteceu nesta última quarta-feira, 01/09 promovido pela Capgemini e reuniu os executivos da consultoria, Gustavo Leança, Head de Soluções de Seguros, Bernardo Caldeira, Gerente de Soluções Digitais e Silvio Dantas, Diretor e Head do AIE (Applied Innovation Exchange), Caue Moresi, Head de Insights & Data e Fabio Dragone, Diretor de Digital, CRM, Inovação e CX da Bradesco Seguros.

O Brasil é o primeiro país do mundo a operar o Open Insurance regulamentado. Esse, aliás, é um dos desafios apontados por Fábio Dragone, da Bradesco Seguros. segundo ele, as seguradoras estão mais adaptadas a um mundo open, mas os prazos são desafiadores nesse processo. “Tem uma questão de possíveis riscos e não amadurecemos tanto no mercado. O Brasil é quase pioneiro e, talvez, precisasse entender melhor alguns pontos”, disse.

Gustavo apresentou as definições e explicou como devem funcionar. Ele destacou que será um ambiente competitivo altamente baseado em dados, inclusive, com novos participantes.

Nesse sentido, como a indústria de seguros que já é intensiva em dados, ele disse que vai ser ainda mais. “Isso vai permitir um melhor conhecimento do cliente e uma melhor avaliação com impacto positivo como precificação, análise de fraude e, do ponto de vista da distribuição, o que se vê é um momento importante de desenvolver o que chamamos de CARE (Conveniência, Aconselhamento, e capacidade de REsposta)”, explicou.

Para ele, será preciso trabalhar essas variáveis para ter um processo de venda efetivo e haverá um canal híbrido: físico e digital.

Ele ressaltou ainda que as insurtechs vão encontrar um ambiente colaborativo e poderão oferecer serviços melhores, bem como constituir ecossistemas.

No mercado europeu foram desenvolvidos novos serviços hiperpersonalizados no open banking que podem ser replicados no mercado brasileiro. “As tpps são players que ficam entre o cliente final e os bancos. Elas consomem as informações que estão no open banking do cliente e surgem como serviço”, enfatizou.

Para Fabio Dragone, o principal beneficiado é o cliente. Ele destacou que a LGPD dá ao cliente também mais responsabilidade já que ele vai decidir como e com quem vai compartilhar os dados. “O cliente consegue controlar qual dado ele vai liberar em troca de benefícios”, sinalizou.

Gustavo Leança disse que para melhorar o relacionamento com o cliente a seguradora vai depender de dados. “O ponto importante é o quanto o cliente vai querer dividir o dado. Ter uma marca forte e um bom relacionamento vai favorecer para que o cliente compartilhe a informação. No open banking isso foi muito discutido”, disse.

Ele destacou que com o cliente dividindo o dado, a seguradora vai conhecê-lo melhor e, assim, fazer uma oferta de combo de produtos. É uma hiperpersonalização”, definiu.

Cauê Moresi disse que as seguradoras podem desenvolver estratégias de retenção. Ele lembrou que se o cliente que é dono do dado decide compartilhar os dados, a chance de perdê-lo é maior. “Por isso, trabalhar de forma proativa é melhor. É importante oferecer produtos e serviços para esse cliente. É a forma mais efetiva de retê-lo na seguradora”, pondera.

Ele destacou que muitas seguradoras têm dificuldade na comunicação com o cliente e pode ser um problema se o cliente optar por compartilhar os dados com outra seguradora.

Para Dragone um outro desafio para as companhias, além da comunicação com o cliente, tem a ver com prazo e a concorrência com outras demandas legais e de modernização do mercado. “O open insurance entra em paralelo e isso certamente traz um risco para implementação do processo como um todo”, analisou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto