Logo
Imprimir esta página

Como o público interno e parceiros podem se tornar embaixadores da sua empresa

Edgar Scherer - CEO da Getmore Edgar Scherer - CEO da Getmore

* Por Edgar Scherer

Hoje em dia, muito se fala em engajamento. A métrica, que é muito usada por influenciadores e criadores de conteúdo, também é importante para a área de negócios. Na prática, engajar significa criar relacionamento e envolver um determinado público. No mundo corporativo, é a maneira de manter outras companhias como clientes fiéis.

Antes da era digital, o engajamento tradicional era feito por um vendedor que procurava os possíveis consumidores para oferecer os produtos e que, após o primeiro contato, criava relacionamentos mais próximos, por meio de visitas semanais, brindes e outras formas que encontrava para conquistar o cliente. Hoje, tudo mudou!

E quando falamos especificamente do cliente B2B, é preciso ainda mais atenção. Neste caso, é fundamental estar atento a fatores como tipo de negócio, mercado em que atua, região e perfil que atende. É importante ter esse entendimento, avaliar cases prévios, saber o que aplicar, testar e validar hipóteses para, de fato, implementar uma estratégia de engajamento ou um programa de ação que traga resultados. Com isso definido, é possível entender o perfil dos embaixadores e como eles vão ajudar na criação e construção da marca.

Outro aspecto relevante é que os embaixadores, tanto internos quanto externos, estão ali para ajudar a promover a marca, e não necessariamente precisam ser famosos. O importante é que eles tragam resultados para o seu nicho e estejam conectados com o seu negócio. Além disso, precisam estar alinhados com os valores e objetivos da marca, uma vez que passam a ser a identidade e porta-voz da companhia.

Os próprios parceiros e o público interno podem ser embaixadores de uma empresa. E isso pode acontecer de forma natural e orgânica. Basta alguém gostar muito do seu negócio, da marca, e promovê-la por pura vontade e paixão. Outra vantagem é que eles podem ser usados como parte da estratégia de marketing. Neste caso, podem se envolver com o público de fora e com os parceiros, alavancando o seu negócio. Um programa de relacionamento B2B, com uma estratégia bem conectada e boas campanhas, permite que a empresa mostre quem ela é, quais os seus caminhos e onde deseja chegar.

No final, engajar significa, de fato, entender o que o seu cliente precisa, de uma forma inteligente e otimizada. Existem diversos formatos para isso, como redes sociais, follow up, e-mail, ligações, questionário ou formulário. Os programas ou ações de fidelização também são uma excelente opção. O essencial é entender a dor, a demanda do cliente e buscar melhorias.

Com o avanço da digitalização e a competição acirrada, as empresas precisam gerar novos negócios e os embaixadores e público interno podem contribuir com essa estratégia. Eles ajudam a não perder o cliente, uma vez que a busca das companhias é sempre por se aproximar cada vez mais de seus consumidores, proporcionando um bom atendimento, para que ele esteja satisfeito e seja fidelizado.

*Edgar Scherer é cofundador da Getmore, principal plataforma de tecnologia e serviços de fidelização e engajamento do País


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto