Logo
Imprimir esta página

Por Que a Sua Empresa Precisa Investir em ESG

Por Que a Sua Empresa Precisa Investir em ESG

Mestre em comportamento de consumo reforça que o conceito, vai além do termo.

Se você acredita que para a sua empresa investir em ASG (Ambiental, Social e Governança) ou ESG (termo inglês) ela precisa ser grande e ter uma boa representatividade no mercado, a especialista em ESG pelo HSM e Harvard alerta que independente do porte ou do perfil da sua empresa, não dá mais para ignorar os conceitos do ESG, e eles devem ser aplicados o mais rápido possível.

Embora seja uma discussão antiga, no Brasil o termo acabou ganhando novas proporções com a avanço da pandemia, momento em que as empresas começaram a repensar no seu compromisso em impactar e tornar o mundo um lugar melhor.

“Só nestes último ano, as pessoas mudaram os seus hábitos pessoais e profissionais, influenciadas também, por questões emocionais e as novas gerações estão cada vez mais atentas aos valores das empresas que almejam trabalhar, consumir e investir e por isso, o atendimento humanizado somado ao aumento de múltiplos canais; jornada de compra digital; e diferentes formas de consumir e de comunicar o consumo foram os principais fatores que impactaram nessa adesão” – pontua Fatima Bana, especialista em ESG pelo HSM e Harvard e mestre em comportamento de consumo.

Com essa mudança, as empresas não só atualizaram o seu modelo de gestão, mas tornaram-se mais transparentes e mais sustentáveis. Além do mais, o conceito de ESG vem sendo apoiado e estimulado pelo mercado financeiro e com isso, as empresas que incorporaram estes conceitos em suas estratégias, conquistaram inclusive, maior confiança por parte dos consumidores e do mercado como um todo.

Fatima Bana reforça que o principal neste novo cenário é a relação da empresa com seus colaboradores, clientes e o entorno no qual está inserida. “Por exemplo, antes de se preocupar de maneira teórica com a poluição nos rios ou o buraco na camada de ozônio, o conceito de ESG reforça que é preciso focar no que está perto, naquilo que cada empresa pode fazer para reduzir estes grandes impactos e isso vai desde: a redução no consumo de água e energia, consciência ambiental até a preocupação genuína com a saúde mental dos seus colaboradores” – resume.

Outro exemplo: “Se o seu time, por mais enxuto que seja sofre com alta rotatividade, excesso de atestados médicos, baixa produtividade, isso é um exemplo claro que você está deixando a desejar no conceito “social”, pregado pelo ASG. As empresas que se preocupam única e exclusivamente com o faturamento, tendem a perder seus talentos e espaço no mercado, cada vez mais rápido” – garante a especialista.

Fatima Bana aproveita para destacar que cada empresa precisa descobrir o que é importante para ela, quais são os seus valores, o seu propósito e os pontos mais críticos (ambiental, social ou governança) e com isso, começar os ajustes. É um processo longo, demorado, mas que precisa começar a fazer parte da estratégia do negócio, o quanto antes.

Sobre a autora: Fatima Bana é graduada em marketing pela University of Califórnia (UCLA / USA), especialista em ESG pelo HSM e Harvard e mestre em comportamento de consumo digital. Com ampla atuação na liderança de equipes, planejamento, implantação de e-commerce, gestão empresarial e negócios digitais, soma em sua trajetória profissional passagem por companhias como Netshoes, Accenture, Zappos, LATAM, Buser e Uoledtech. Palestrante em conferências e eventos no Brasil e exterior é professora convidada de diversas instituições acadêmicas e CEO da Rent a CMO, empresa de consultoria de marketing, focada em branding e growth.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto