Empresas obtém melhores resultados de vendas ao usarem programas de afiliação para fecharem parcerias com influenciadores digitais
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Deborah Oliveira
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A ingressarem no e-commerce e tornarem-se mais digitais empresas de todos os setores têm grandes dúvidas sobre como chamar mais atenção e obter os melhores resultados de divulgação e de vendas de seus produtos e serviços na Internet. Isto se justifica pela intensificação da concorrência no mundo digital, que exige a adoção de estratégias cada vez mais criativas, interativas e assertivas. Em sua maioria estas estratégias incluem ou deveriam incluir influenciadores, dispostos a conhecer o segmento, a marca, os produtos ou serviços, atuando como embaixadores junto aos seus seguidores, ou seja, consumidores em potencial.
Porém, para muitos negócios, especialmente os médios e pequenos, de nichos menos conhecidos ou técnicos têm uma grande dificuldade em saber quais são os influenciadores mais adequados, qual é exatamente o público atingido, ou seja, como conseguir melhores espaços on-line para se diferenciarem e marcarem presença junto ao cada vez mais crescente público digital.
“Para garantir competitividade no mundo on-line hoje, a empresa precisa que sua campanha de marketing seja apontada nas direções certas e precisas, senão será apenas mais uma e não conseguirá alcançar os resultados desejados”, afirma Rodrigo Genoveze, Country Manager no Brasil da Awin, uma das maiores redes de marketing de afiliados do mundo. Segundo ele, é aí que entra o trabalho da Awin, que por meio de sua plataforma permite que os gestores de marketing e vendas pesquisem e selecionem os influenciadores mais adequados para suas campanhas, de forma ágil e mais precisa, de acordo com seu budget e público-alvo, pagando para a companhia um percentual acessível sobre a negociação.
Para se ter uma ideia da eficácia e do potencial de retorno do investimento em vendas dado pelos programas de marketing de afiliados ou de “marketing de influência”, a Awin gerou R$ 30 milhões em receitas para clientes brasileiros no último ano. Isto é possível porque a Awin sabe que a chave para que seu produto chegue aos clientes é saber o que as pessoas consomem, quem exerce influência sobre elas (sejam pessoas, empresas ou portais de notícias que são suas referências) e quais são os melhores canais para se comunicar, despertar interesse e motivar as compras.
“Nesta era digital que vivemos, marcada pelo intenso uso das redes sociais e de e-commerces, assim como pela procura por todos os tipos de informações na Internet, as parcerias com os influenciadores digitais são fundamentais para se atingir o público-alvo, seja o grande público ou nichos específicos”, destaca Genoveze. Dados da QualiBest mostram que os influenciadores (que chegam a cerca de 71% do público on-line) detém o segundo lugar no poder de influência de compra de um produto, ficando atrás apenas de amigos e familiares. O grau de relação e confiança entre um influenciador e seu público é tamanho que recomendações de produtos geralmente se tornam mídia espontânea, uma parte essencial do crescimento online de uma marca.
Ao definir qual é o público a ser conquistado, é fundamental que a empresa possa monitorar e saber se suas tentativas estão sendo bem-sucedidas, ou caso contrário as razões dos resultados abaixo do esperado ou de eventuais fracassos na divulgação. Esta é outra vantagem dos programas de afiliação, como o da Awin, pois oferecem acesso irrestrito ao painel de ações dos influenciadores-parceiros para que sejam avaliados todos os passos do consumidor até a compra. “Além da transparência no trabalho de divulgação e promoção, o cliente tem à disposição todas as ferramentas para avaliar se o investimento na afiliação valeu a pena”, comenta Genoveze. Influenciadores na rede da Awin também recebem visibilidade de acordo com o sucesso de suas campanhas, o que ajuda em seus futuros projetos.
Segundo Genoveze, ao estar conectado a uma rede de influenciadores (afiliados), seu negócio pode ter acesso a um influencer que se comunica exatamente com o público que você quer atingir, tendo uma análise de resultados em tempo real, que serve como base para, se necessário, ajustar melhor qual tipo de conteúdo está sendo direcionado para quem.
Responsável por 16% de todos os pedidos feitos na internet hoje, os programas de afiliados se apresentam como a saída para empresas de todos os portes (grandes, médias e pequenas), pois não deixam as empresas-clientes no escuro em relação a processos, estratégias, andamento e resultados, sobretudo num momento complicado e de mudanças no meio digital.
Sobre a Awin
Com vinte anos de experiência, nossa rede oferece uma comunidade global de pessoas, tecnologia e inteligência empresarial. Não importa que tipo de parceiro, nível de serviço ou ferramentas sua empresa precisa, a Awin fornece soluções para impulsionar o crescimento sustentável.
Parte dos Grupos Axel Springer e United Internet, com ShareASale e Commission Factory, a rede global de afiliados da Awin é composta por 15 escritórios em todo o mundo, mais de 1.000 funcionários, 211.000 afiliados contribuintes e 15.200 anunciantes.
Conectando empresas com clientes em todo o mundo nos setores de varejo, telecomunicações, viagens e finanças, a Awin gerou 11,1 bilhões de euros de receita para seus anunciantes e 818 milhões de euros para seus afiliados no último ano fiscal.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>