Comunicação assertiva melhora relacionamento com clientes e colaboradores
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Bartira Betini
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Saber se comunicar é uma demanda cada vez mais presente no mercado de trabalho e exige escuta, empatia e cuidado com as palavras
Desde o início da pandemia, comunicar-se de forma clara é uma demanda cada vez mais importante no ambiente profissional, principalmente nesse modelo de trabalho remoto. Ser assertivo (no sentido amplo do termo) é indispensável para ter um bom relacionamento com os clientes e também para criar um ambiente de trabalho positivo, já que é capaz de minimizar e resolver conflitos, além de motivar a equipe e permitir uma busca eficiente de soluções benéficas para todo o time.
Comunicação assertiva é, sinteticamente, adotar um discurso eficiente, claro e objetivo, levando em consideração as dificuldades, necessidades, desejos e direitos de quem se expressa e de ouve ou lê a mensagem. Em outras palavras, assertividade tem muito a ver com empatia. “Mesmo nas comunicações virtuais, é importante entender que existe uma ou muitas outras pessoas do outro lado, cada uma com suas histórias e frustrações e seus desafios. Ainda hoje, muitas práticas de gestão remota estão desalinhadas com o mundo virtual. Não podemos automatizar o que fazíamos no ambiente presencial”, afirma Vivian Cristina Rio Stella, especialista em Linguística e fundadora da VRS Academy.
Além disso, de acordo com a profissional, para que a assertividade seja possível, é preciso saber diferenciar os canais de comunicação. Ela explica que “A comunicação assertiva está totalmente relacionada à forma de se expressar de acordo com o contexto e com o canal. Um e-mail é diferente de uma reunião, por exemplo. No primeiro, é possível ser apenas um transmissor de informação. Já durante as comunicações ao vivo, o ideal é criar um ambiente mais propício para o diálogo, mais aberto para as pessoas se expressarem, um espaço de escuta e não apenas de fala”.
Estudos apontam que falhas na comunicação são responsáveis por boa parte dos problemas de execução nas empresas porque causam conflitos, desmotivam e estressam os colaboradores. “A boa comunicação se baseia em três máximas importantes: seja assertivo, escute com empatia e se adeque ao contexto. Isso tem a ver com avaliar quem está envolvido na reunião, em qual momento ela acontece ou quanto de conteúdo cabe em uma mensagem. Além disso, precisamos nos escutar, saber qual é a nossa intenção quando enviamos uma mensagem ou ligamos para uma pessoa e cuidar das palavras para não cometermos excessos”, finaliza Vivian.
Sobre Vivian Rio Stella - Mãe de duas filhas pequenas. Doutora e pós-doutora em Linguística, atua há 15 anos ministrando palestras e cursos customizados sobre comunicação, aprendizado de adultos e liderança. Certificada Lego® Serious Play®, professora de cursos abertos da Casa do Saber, Casper Libero e Aberje. Apaixonada por pesquisa e lifelong learning. Idealizadora da VRS Cursos.
Sobre a VRS Academy - Consultoria de aprendizagem corporativa há 8 anos no mercado. A partir de palestras, rodas de conversas, jornadas e workshops customizados para as empresas, a VRS Academy se pauta pelo conceito de Lifelong Learning - aprender é para toda a vida. Com a convergência de mídias, a consultoria realiza diversas ações que estimulam a interação efetiva dos participantes, saindo do piloto automático e construindo as competências necessárias. A VRS conta com uma rede de facilitadores que têm experiências tanto no universo acadêmico quanto no corporativo. As ações da consultoria são integradas, utilizando técnicas didáticas, inovadoras e criativas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>