Alexandre Leal participa do programa “Panorama do Seguro”
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Cláudia Mara Alcon dos Santos
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
O Diretor Técnico e de Estudos da Confederação Nacional das Seguradoras - CNseg, Alexandre Leal, é o entrevistado da nova edição de hoje, dia 20, do programa “Panorama do Seguro”, produzido pelo Sindicato das Seguradoras do Estado de São Paulo (Sindseg-SP). Na conversa com o jornalista Paulo Alexandre e o consultor de economia Francisco Galiza, apresentadores do programa, Alexandre Leal avaliou o histórico do Open Insurance no País, que começou a ser discutido em novembro de 2019, quando o Banco Central abriu consulta pública para a implantação do Open Banking.
Para Alexandre Leal, um dos principais desafios é o pioneirismo do Brasil nesse tema, e por isso, não é possível fazer um benchmark internacional para avaliar erros e acertos. O diretor destacou que, apenas recentemente, a Europa começou a discutir como deve ser o modelo de Open Insurance – ouvindo stakeholders, produzindo estudos e abrindo o debate para a população – para iniciar o processo em 2023. Sobre a proposta de implantação no Brasil, Leal considera que houve muito alarde quanto aos benefícios, e pouco debate sobre os riscos desse modelo.
Ele chama a atenção para a implantação do Sistema de Registro de Operações (SRO), que vai permitir que todas as operações de seguros sejam registradas na Superintendência de Seguros Privados - Susep. Leal avalia que o Open Insurance só deveria ser implementado após a conclusão do SRO. “São duas agendas muito pesadas, consomem recursos técnicos, financeiros e de pessoal das seguradoras”. Esse fator, alerta Leal, é considerado na Europa como um dos riscos do Open Insurance, tendo em vista que esses recursos alocados para atender a agenda regulatória poderiam ser investidos em inovação e na criação de novos produtos.
Outro ponto levantado por Leal durante a entrevista é sobre o papel do corretor de seguros, que não é mencionado pela Susep no ambiente do Open Insurance. Porém, cita a criação de um novo ente para operar nesse ambiente aberto, a sociedade iniciadora de serviço de seguros. “O setor vê com grande preocupação a participação de um ente não regulado nesse ambiente no qual poderá circular informação dos clientes.”, afirmou.
Para o público interessado em se aprofundar sobre a visão do setor nesse tema, Leal recomendou a leitura do artigo “Open Insurance: um passo mais próximo à realidade”, publicado na edição 45 do Conjuntura CNseg.
Sobre a CNseg
A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão primordial da CNseg é contribuir para o desenvolvimento do sistema de seguros privados, representar suas associadas e disseminar a cultura do seguro, concorrendo para o progresso do País.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>