Logo
Imprimir esta página

Corretores devem ter atenção para novas regras de franquias nos seguros auto

Os Corretores de Seguros devem ficar bem atentos às novas regras para a adoção de franquias nos seguros de veículos, a partir do dia 1º de setembro, quando entra em vigor a Circular 639/21 da Susep. Um dos pontos que devem ser visto com mais atenção é o dispositivo segundo o qual “as coberturas de casco poderão ser estruturadas de forma parcial, com assunção apenas de parte do risco pela seguradora, conforme critérios estabelecidos nas condições contratuais”. Segundo especialistas, essa possibilidade pode gerar problemas tanto para Corretores quanto para consumidores. “Isso tem que aparecer de forma clara, com as opções de não ter franquia ou franquias diferenciadas. Pode resultar em redução de preço do seguro, mas é preciso vencer fator cultural. Até para as pessoas entenderem que, em caso de perda total, a indenização integral será reduzida em função da franquia”, alertou o consultor Sergio Ricardo, em recente entrevista ao Cqcs.

Ele acrescentou ainda que, pelas regras atuais, ao ter o carro roubado, o segurado espera receber a indenização pelo valor de mercado do veículo. Já, com a franquia, o valor do seguro será menor, mas o segurado terá que ser lembrado que “pagou menos e vai receber menos quando for indenizado”.

Outro ponto importante estabelecido pela circular é que, quando determinada cobertura envolver vários itens independentes integrantes do veículo segurado, tais como retrovisores, vidros, faróis, entre outros, a aplicação de franquia pode se dar de forma única ou por item, conforme definido nas condições contratuais e observado critério de tarifação adotado.

Para o diretor da Susep, Rafael Scherre, a permissão para estruturação de coberturas de casco de forma parcial, com assunção apenas de parte do risco pela seguradora, deve permitir maior diversificação de produtos e preços, atendendo às necessidades e preferências de diferentes consumidores. “Esperamos um crescimento significativo do mercado nos próximos anos, com ampliação de cobertura, inclusão e, principalmente, inovação. E, a partir de agora, as bases para um ambiente favorável à competição e novos negócios, com menos restrições regulatórias, estão lançadas”, destacou Scherre, em comunicado divulgado pela autarquia.

A Circular 639/21 determina ainda que as condições contratuais deverão estabelecer os critérios para caracterização de indenização integral. Nesse contexto, será vedada a dedução de valores referentes às avarias previamente constatadas nos casos de indenização integral, quando da liquidação de sinistro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto