Logo
Imprimir esta página

Pesquisa aponta que 66% dos brasileiros não finalizam suas compras virtuais

Insegurança, altos valores de frete e a falta de opções de pagamento inibem dois terços dos clientes na hora de finalizar uma transação on-line no Brasil

Pesquisar, escolher o produto, colocar dentro do carrinho e ir embora sem levar. Se, num passado não tão distante, essa prática poderia parecer um tanto quanto incomum no comércio físico, hoje, é uma atitude mais do que normal para pelo menos 66% dos internautas brasileiros. É o que aponta uma pesquisa da consultoria especializada em e-commerce Enext, que revelou que dois terços dos consumidores on-line não finalizam suas compras virtuais no país.

O levantamento mostra também um grande e importante crescimento do e-commerce nacional, que chegou a expandir 68% em 2020 em comparação direta com 2019, conquistando cerca de 20 milhões de novos clientes no período. Apesar dessa evolução significativa, a taxa de desistência de compras virtuais no ano passado foi ainda maior do que a atual, alcançando a marca de 71%.

De acordo com um estudo da consultoria Ebit | Nielsen, entre os motivos principais da alta porcentagem de evasão de usuários, estão os altos valores de frete, a demora na entrega da mercadoria, a pouca diversidade de opções de pagamento e a insegurança na hora de efetuar uma transação por parte do consumidor, que, em boa parte das vezes, desconfia da credibilidade das empresas e teme acabar sofrendo um golpe.

Estratégias eficientes para não perder o cliente

Com o setor cada vez mais aquecido, o desafio para muitas lojas é transformar os bons resultados de acesso em transações consumadas. Para reverter esse cenário e evitar um número tão alto de carrinhos abandonados, o mundo digital exige que os gestores de e-commerce aprendam a trabalhar com novas soluções, investindo principalmente em estratégias e ferramentas de Marketing, a fim de oferecer promoções e conteúdo de qualidade para atingir novos públicos e gerar engajamento.

Segundo especialistas, um bom trabalho de otimização para mecanismos de buscas é fundamental para quem busca seu espaço na internet. Embora exija conhecimentos extremamente técnicos para aplicá-la corretamente, essa opção é uma das mais eficientes. Assim, muitas empresas acabam apostando em contratar uma consultoria em SEO, a fim de intensificar o retrospecto de vendas em seus negócios.

Outro recurso interessante para captar clientes e efetivar transações são as notificações por push, uma espécie de mensagem enviada por aplicativos de celular e sistemas operacionais para divulgar uma determinada oportunidade de compra. Além delas, há alternativas, como o disparo de alertas de carrinho abandonado, atualizações de disponibilidade do produto "esquecido" e até o envio de códigos promocionais para atrair o consumidor a finalizar o pedido.

No entanto, muitos usuários já se atentaram a algumas dessas táticas e passaram a utilizá-las em seu favor na busca por vantagens ao largarem um carrinho cheio em compras virtuais. Há exemplos de clientes que forjam a situação para receberem um desconto, mas, em muitos casos, acabam desistindo de vez da aquisição quando os valores oferecidos não valem a pena.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto