Reforma ministerial e cenários econômicos dominam pauta do CEM - Comitê de Estudos de Mercado
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por CNseg
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A reunião mensal do Comitê de Estudos de Mercado (CEM) da CNseg, realizada na quinta-feira (21), avaliou o cenário político e econômico e as inovações implantadas no portal das estatísticas da CNseg.
Em relação à conjuntura econômica, o economista Pedro Simões, da CNseg, destacou a expansão do PIB do primeiro trimestre como fato surpreendente, já que ocorreu em um período de recrudescimento da pandemia no País, contrariando as projeções iniciais de mercado. Em meio a uma taxa de mais de duas mil mortes diárias por Covid-19, o PIB cresceu 1,2%, abrindo espaço para uma expansão anual de 4,9% em virtude do efeito de carregamento estatístico. Segundo Simões, a tendência, considerando os indicadores de confiança, é de que a economia avance também no segundo trimestre - os dados serão divulgados pelo IBGE em agosto.
Ele avalia haver, contudo, muitos desafios para as economias de todo o mundo pela frente. E citou: a inflação global; os danos potenciais das novas variantes do vírus da Covid-19, como o risco de adiar a abertura das economias; os estímulos fiscais sem precedentes nos Estados Unidos e os riscos de insustentabilidade das contas públicas no futuro; a China e a convivência tensa das empresas de tecnologia com o governo, são todos eles fatores capazes de mudar o humor dos mercados globais, potencializando problemas para economias emergentes e de bases fiscais frágeis, como é o caso do Brasil.
Ainda segundo comentado no CEM, preocupa ainda o fato de a recuperação econômica global ocorrer em um cenário no qual cadeias produtivas permanecem com algum grau de desorganização, resultando em escassez localizada de insumos e choques temporários de preços. Além de inflação, juros e câmbio, o desemprego elevado é outro fator que pode minar o potencial do crescimento brasileiro, mas a preservação dos empregos nas faixas mais escolarizadas é um alento para os negócios, principalmente o seguro.
Já a economista Priscilla Aguiar, a pedido do Presidente da CNseg, detalhou a iniciativa, já avançada, de estruturar e divulgar o ranking das seguradoras, permitindo mais uma fonte de dados para avaliação do desempenho e concorrência setorial. O objetivo anunciado pelo Presidente é o de um painel interativo que possibilite a extração e comparação de dados até o nível de ramos de seguros, por companhia ofertante.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>