Logo
Imprimir esta página

Mudanças das plataformas de fotos para vídeos e os impactos para os gestores

O Instagram, a partir de agora, vai focar mais em ser uma plataforma multimídia, saindo do foco em fotos. Na prática, isso significa mudanças expressivas, e que devem ser compreendidas para se adequar.

Já faz um bom tempo que os vídeos tem entregado muito em termos de resultados em engajamento no Instagram, o que torna importante falar a imagem do público

Recentemente, o Instagram anunciou mudanças que impactam a forma que usuários, mas principalmente marcas e produtores de conteúdo, trabalham na plataforma. Em um anúncio feito pelo CEO do Instagram, Adam Mosseri, o aplicativo de fotos do grupo Facebook passa a dar mais ênfase à produção de vídeos, além de aumentar o suporte aos produtores de conteúdo.

A recepção das novidades foi recebida de maneira mista entre quem produz para o Instagram. Por um lado, a possibilidade de rentabilidade e alcance para quem já trabalha com vídeos, por meio de Reels e do IGTV, aumenta, além de maiores ganhos financeiros.

Por outro lado, a preocupação que o menor destaque a imagens, que funciona como base atuante para marcas e influenciadores de segmentos que não usam vídeos, exigem adaptações sentidas a curto prazo.

O novo cenário das redes sociais

As mudanças anunciadas pelo Instagram refletem uma mudança definitiva no marketing digital: os vídeos, em formatos curtos ou longos, estão se tornando a forma de consumo básico do público.

Além de uma forma mais dinâmica de consumo, os vídeos ganharam destaque pelas interações e aumento de engajamento. O sucesso de redes como o Tiktok, e mais recentemente o Kwai para o público jovem, são reflexo desse novo mercado.

Com as novas demandas, surgem adaptações igualmente importantes para manter a relevância.

“Já faz um bom tempo que o Reels e o IGTV têm entregado muito em termos de resultados em engajamento no Instagram. As mudanças de direcionamento anunciadas pelo Instagram facilitam o formato para quem já investe nele, mas principalmente vai potencializar os outros formatos de conteúdo”, afirma Uafa Smaili, especialista em Marketing Digital, da SinalizeWeb.

Adaptações importantes

Uma vez que o Instagram passa a ser mais focado em vídeos, os produtores de conteúdo que têm uma estrutura centralizada na forma precisam se adaptar. Ainda assim, a preocupação para segmentos como fotografia, artes, além de marcas que tem como base um mostruário em imagens, é nítida.

Para buscar uma adequação que infira a identidade dos produtores de conteúdo a dica é buscar formatos criativos. “Mais do que os famosos memes e montagens, é ainda mais importante falar a linguagem do público desejado. Ser um canal aberto, para trocar contatos via direct, é fundamental”, complementa Uafa.

Por fim, mais do que adaptações para novos formatos, não deixar de lado o que já funciona é igualmente importante. “A publicação e apresentação de imagens não vão deixar de existir no Instagram. É totalmente compreensível a preocupação geral, mas lembre-se que o impacto de uma boa apresentação é tão importante quanto seguir trends em qualquer plataforma”, finaliza Uafa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto