Logo
Imprimir esta página

Percepção de valor para o consumidor: o que é importante saber

Rodrigo Darzi, especialista em marketing da agência IMMA, explica um pouco mais sobre o conceito de percepção de valor para o consumidor.

Pesquisar o feedback dos clientes é essencial para a percepção de valor ligado à experiência do público

O conceito de percepção de valor tem a ver com a experiência que um cliente tem ao fazer uma compra. Em outras palavras, ele se refere ao valor que o consumidor percebe em uma compra.

É aí que surge a concepção errônea: então quer dizer que percepção de valor é sobre o preço de um produto? Não necessariamente. Valor e custo são duas coisas diferentes, e a forma como um cliente as percebe pode ser muito diversa também.

"O custo é o preço literal que um consumidor paga para adquirir um determinado produto ou contratar um determinado serviço. É, portanto, o valor monetário de uma transação comercial. O custo de uma operação comercial tende a ser o mesmo para qualquer cliente", afirmou.

Já o valor é um quesito muito mais subjetivo. Ele depende do significado que o cliente confere àquela transação, ou seja, ao que ele percebe como ganho após comprar o produto ou contratar um serviço. Assim, ele depende da qualidade da experiência que o cliente tem ao fazer negócio com a marca.

Por exemplo: não é porque um produto tem um custo baixo que, necessariamente, o seu valor será positivo. Se o cliente paga um preço baixo, mas o produto não atende às suas necessidades, ele ainda vai perceber a experiência de forma negativa. O valor da transação, então, não é alto.

O oposto também é possível: mesmo que o custo de um produto seja alto, se o cliente estiver satisfeito com ele, ele sentirá que a compra valeu a pena. Assim, o valor é muito positivo nesse tipo de situação.

"Fica claro, portanto, que a percepção de valor é a avaliação do cliente da compra que fez. É com esse conceito que uma marca pode compreender melhor como aprimorar a experiência do consumidor com a empresa", explica Rodrigo.

Mas como fazer isso? Um bom caminho é obter feedback dos consumidores. Deixar espaços no site da empresa, por exemplo, para avaliações, reclamações ou elogios, é sempre muito positivo. Com esses dados, é possível entender o que está funcionando e o que não está. Dessa maneira, a percepção de valor do consumidor pode ser melhorada.

Outra boa ideia é pesquisar opiniões de consumidores nas redes sociais. As redes sociais são ideais para encontrar pessoas relatando suas experiências com empresas. Assim, pesquisar em um local como o Facebook, por exemplo, pode ajudar a entender como os clientes estão vendo a sua marca. Esses relatos podem fornecer orientações para melhorar o atendimento e qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pela empresa.

Assim, pesquisar em um local como o Facebook, por exemplo, pode ajudar a entender como os clientes estão vendo a sua marca. Esses relatos podem fornecer orientações para melhorar o atendimento e qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pela empresa.

A melhor maneira de usar a percepção de valor para o consumidor é com a ajuda de uma agência de marketing digital.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto