Logo
Imprimir esta página

A importância da Lei do Bem para a competitividade das empresas de tecnologia

Crédito Freepik Crédito Freepik

Luiz Daniel - CEO da Lucralize Contabilidade.

O futuro se tornou o presente, e a necessidade de desenvolvimento tecnológico é uma realidade que deve perdurar nos mais diversos segmentos. A modernização foi alavancada pelos efeitos da pandemia, que exigiu do mercado se reinventar para sobreviver, e foi justamente esse movimento que, segundo a GeekHunter, em 2020 alavancou a busca por profissionais de tecnologia em 310%.

Contudo é razoável dizer que a escassez de mão de obra qualificada, cumulada ao aumento da demanda profissional, valorizou as equipes de pesquisa e desenvolvimento, e consequentemente sua representatividade em custos. Neste sentido a competitividade e retenção de talentos são outros desafios agravados pela expansão do mercado.

Mais do que nunca a eficiência é vital, e num cenário de margens cada vez mais apertadas para as empresas de tecnologia, incentivos fiscais podem equalizar as contas sem a necessidade desdobramentos operacionais complexos, o que nos leva a destacar a Lei do Bem.

Instituída através da lei 11.196/05, a Lei do Bem tem como fundamento premiar as empresas que desenvolvem novos e melhores produtos, processos e serviços no Brasil, que provoquem efetivo ganho de qualidade ou produtividade.

Este benefício está atrelado a redução do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido a pagar, onde não há necessidade de aprovação prévia por parte do Governo e sim uma comprovação das atividades executadas em cada ano calendário.

Para utilizar o benefício a empresa deve ser optante pelo lucro real, possuir lucro fiscal e regularidade tributária comprovada no exercício através de certidões. Obedecidos os requisitos a empresa poderá excluir de 60% a 100% das despesas de pesquisa e desenvolvimento, diretamente da base de cálculo do imposto de renda e contribuição social, o que por sua vez, pode gerar economia fiscal de 20,4% a 34%.

Várias despesas podem ser classificadas como P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), as quais podemos destacar a folha de pagamento, encargos e benefícios da equipe de inovação, os insumos, os serviços de apoio técnico, os gastos com educação, despesas com viagens e até valores transferidos a microempresas, empresas de pequeno porte, startups ou inventores.

Além da exclusão, a lei do bem ainda prevê a possibilidade de benefício fiscal às empresas através de aceleramento de amortização de intangíveis, depreciação integral de ativos no ano de aquisição, redução do IPI e redução do imposto retido em exportações.

Apesar de simples, se valer dos benefícios da Lei do Bem exige controle e prestação de informações regulares ao fisco, caso contrário o incentivo pode ser indeferido e as exclusões podem ser glosadas, acarretando o posterior recolhimento integral acrescido de multas e correções.

Conteúdo produzido por Luiz Daniel - CEO da Lucralize Contabilidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto