Logo
Imprimir esta página

Digital é caminho sem volta para o varejo

Digital é caminho sem volta para o varejo

Pandemia de Covid-19 levou o comércio tradicional para o on-line por necessidade, mas também como mais um canal de venda

A quarentena imposta pelos governos para conter a propagação do coronavírus obrigou muitos estabelecimentos comerciais a fazerem entregas somente em domicílio, o chamado delivery, ou retirada em balcão mediante adoção de todos os protocolos sanitários.

Para Juam Rosa, CEO da Complement Consultoria & Marketing, que oferece soluções completas de implantação de modelos de negócios arrojados, com conceitos de operações que vão desde a abertura de pequenas lojas até a sua plena expansão, o varejo já migrou para o e-commerce e quem não migrar pode estar com os dias contados. “Ter atuação multicanal, utilizando o comércio eletrônico, redes sociais, delivery foi, é e será crucialmente importante daqui para a frente”, sentencia.

O executivo reforça que o comércio digital é um caminho sem volta e os consumidores não vão aceitar que varejistas abandonem os canais digitais, mesmo com as lojas abertas. Segundo Juam, para 91% dos brasileiros, marcas que adotaram vendas on-line durante a pandemia devem continuar a prática mesmo com o fim das restrições. “Isso se aplica também para as estratégias de canais, se a empresa passou a vender via app, Instagram ou WhatsApp, ela não pode voltar atrás. Afinal, essas estratégias não podem estar disponíveis somente quando for conveniente para o comerciante”, pontua.

Na opinião do CEO da Complement, um dos desafios do varejo é a capacitação dos profissionais que atuavam no presencial para o digital. Segundo Juam, a transição foi feita com a adoção de novas plataformas de vendas com profissionais especializados no atendimento, sistemas de informações mais avançados e marketing digital bem feito.

Desafios pós-pandemia

De acordo com Juam Rosa, a pandemia afetou fortemente o varejo em geral. Com exceção dos supermercados, que segundo o executivo tiveram as melhores vendas de todos os tempos, no restante do setor houve uma retração de faturamento de até 60% e fechamento de milhares de lojas e postos de trabalho.

Para o executivo, os três principais desafios a serem enfrentados pelo setor varejista é a alta competitividade com lucratividade baixa, necessidade de modernizar as lojas físicas, ter atuação multicanal e venda por e-commerce.

Ele ainda ressalta que as lojas virtuais deverão funcionar como os grandes magazines físicos, adotando a departamentalização. No vestuário, por exemplo, Juam destaca que moda feminina, masculina e infantil devem ser separadas dentro da loja com apelo de comunicação visual diferente, bem como divididas por setor e categorias, para facilitar a compra para o consumidor e aumentar as vendas.

Sobre a Complement Consultoria & Marketing

Desde 2006 com um time de consultores especialistas em varejo, liderada pelo CEO Juam Rosa, a Complement Consultoria & Marketing atua apresentando soluções nas áreas de marketing, comercial, financeira, tributária, contábil e administrativa por meio de implantação de modelos de negócios arrojados, com conceitos de operações que vão desde a abertura de pequenas lojas até a sua plena expansão.

A empresa atua nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto