Quatro maneiras de reduzir despesas e aumentar lucros na empresa
Dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que tem apoio do Sebrae e do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade mostram que quase 10 milhões de empreendedores encerraram seus negócios no ano passado, afetados principalmente pela pandemia do coronavírus. Entre as mulheres, a queda de empreendedoras foi de 62% entre 2019 e 2020. Já entre os homens, a queda foi de 35% no mesmo comparativo de anos. Ainda segundo o levantamento, o número total de empreendedores brasileiros caiu de 53,4 milhões, em 2019, para 43,9 milhões em 2020.
Um outro estudo feito pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que o comércio perdeu 75,2 mil pontos de venda em 2020. O resultado foi o pior desde 2016, quando o saldo tinha sido de 105,3 mil lojas fechando as portas, naquele ano.
Diante deste cenário, se torna cada vez mais importante que os empreendedores reduzam ao máximo as despesas para conseguir passar por esse momento turbulento e obter lucro conforme a economia vá reaquecendo. E uma das formas de conseguir fazer isso é contratando uma empresa de auditoria financeira e consultoria de negócios.
Veja abaixo 4 dicas de como reduzir despesas e aumentar lucros da empresa de acordo com Henrique Sampaio, CEO do grupo DHS, empresa focada em melhorias e gestão de recursos financeiros:
1. Contrate uma auditoria de recuperação de lucros: Esse tipo de auditoria consiste em revisar registros de pagamentos efetuados tanto em documentos como eletronicamente. O objetivo é fazer com que a empresa se recupere de possíveis valores pagos incorretamente e é uma excelente forma de avaliação administrativa quanto ao fluxo de informações e segurança dos controles envolvendo recursos financeiros. Essa solução é ideal, principalmente, para empresas que possuem grande volume de fornecedores e transações de pagamentos.
2. Faça consultoria em melhoria de processos: Para reduzir ainda mais as despesas, procure uma consultoria para revisar processos e efetuar mapeamentos minuciosos, além de identificar gargalos e pontos que possam ser melhorados. Esses aprimoramentos visam maximizar resultados reduzindo tempo, custo e aumentando a segurança e a confiabilidade de cada processo. Com essa consultoria, é possível reduzir o custo de aquisição de mercadoria, melhorar o capital de giro, aprimorar processos operacionais, além de combater fraudes e evasão da receita.
3. Transforme riscos em oportunidades: Vá atrás de uma empresa que avalie as abordagens tradicionais de gestão de riscos e concentre-se em busca de oportunidades e melhorias de desempenho. O objetivo é cultivar uma cultura de conscientização de riscos na empresa e tornar a gestão de riscos parte da rotina diária do negócio.
4. Busque a eficácia dos projetos: No cenário atual em que fazer negócios está cada vez mais complexo, a eficácia dos projetos pode ser aumentada com uma boa dose de profissionalismo, padronização de ferramentas, métodos e conhecimento do mercado. O trabalho focado em gestão de negócios e projetos irá acelerar processos e organizar a estrutura da empresa.
Sobre o Grupo DHS: Fundada pelo empresário Henrique Sampaio, a DHS visa sempre maximizar a eficiência e a lucratividade dos negócios, com vasta experiência em varejo. Criada em 2009, com o foco em produção de melhorias e gestão de recursos financeiros, a empresa tem atuação nacional e internacional, e entrega uma estrutura técnica e de negócios com análises mais profundas e robustas. Vivenciando o dia a dia do cliente, aplicando processos de auditorias específicos, utilizando inteligência artificial e profissionais experientes para alcançar não somente a recuperação de valores perdidos e desconhecidos ao longo dos anos, a DHS proporciona um elo de auxílio na prevenção de perdas futuras e melhoria de processos identificados como falhos, e assim, ajudar na construção de resultados financeiros de excelência.
Sobre Henrique Sampaio: Graduado em Ciências Contábeis, com MBA, Mestrado em negócios internacionais e Doutorado em Economia, além de diversas pós-graduações em Business, finanças e administração pública e privada. Ao longo dos anos desenvolveu uma sólida carreira em multinacionais como PwC, GERDAU e Goodyear. Hoje é o CEO e sócio do Grupo DHS, empresa especializada na produção de melhorias e gestão de recursos financeiros.
Henrique Sampaio, CEO da DHS
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>