Corretores de Seguros devem ficar atentos com a LGPD para não serem punidos
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
O Corretor de Seguros pode ser severamente punido se não seguir a LGPD (lei Geral de Proteção de Dados). O alerta foi feito pelo professor da ENS, Aluísio Barbosa, especialista em LGPD, em entrevista ao Cqcs. Segundo ele, a LGPD estabelece que a multa administrativa, a ser aplicada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD, está a 2% do faturamento do infrator no ano anterior, limitada a R$ 50 milhões. “Esse é o valor máximo. Mas, além da multa administrativa, nada impede que aqueles que tiverem seus dados vazados ingressem com ações no Judiciário pleiteando perdas e danos, o que pode gerar condenações judiciais em adição às multas aplicadas administrativamente”, acrescentou.
Aluísio Barbosa listou ainda os passos que o Corretor de Seguros deve seguir para garantir que está enquadrado na lei.
De acordo com o especialista, em primeiro lugar, é fundamental procurar uma assessoria jurídica especializada para auxiliar na análise de todos os processos internos da corretora e orientá-lo para adequação à LGPD. “Além disso, a gestão dos dados das corretoras deve ser feito, preferencialmente, através de sistemas preparados para a LGPD, em substituição aos controles manuais. Já existem no mercado diversas soluções tecnológicas nesse sentido”, observou.
O professor frisou também que o Corretor precisa entender que não pode obter dados de terceiros sem a autorização do titular e que “os famosos leads devem ser esquecidos”.
Nesse contexto, ele pontuou que os dados devem ser utilizados apenas para a finalidade para a qual foram fornecidas pelo titular. “Qualquer utilização diversa deve ser precedida do consentimento do titular dos dados”, recomendou.
PUNIÇÃO.
Vale lembrar que, como o Cqcs noticiou na sexta-feira (11 de junho), citando nota da coluna de Lauro Jardim em “O Globo”, foi cumprida, na semana passada, a primeira ordem judicial de busca e apreensão com base na LGPD.
A medida foi deferida pela Justiça em razão da suspeita de utilização indevida de dados de clientes por parte de uma corretora de planos de saúde.
Os proprietários da corretora responderão a processos cíveis e criminais.
Além disso, foi divulgado que outras corretoras em São Paulo e no Rio de Janeiro serão alvo em breve das mesmas medidas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>