Logo
Imprimir esta página

Carlos Josias: Prêmios e Reconhecimentos de Sua Atividade Profissional

O ano de 2021 é especial para o advogado Carlos Josias Menna de Oliveira, que está completando cinco décadas de atuação no setor de seguros. Seus últimos 38 anos de profissão foram dedicados ao direito securitário, sua grande paixão. As premiações obtidas por ele e seu escritório, C.Josias & Ferrer Advogados Associados, são o reflexo de dedicação, engajamento, talento e boas relações construídas ao longo dos anos. Por onde passou, Josias estabeleceu relacionamentos profissionais e pessoais duradouros que marcaram de forma significativa em sua trajetória.

Sua graduação em Direito aconteceu no final de 1982 e no ano seguinte ele passou a exercer a profissão. Disposto a construir seu caminho profissional, o então jovem advogado ingressou na Ordem dos Advogados do Brasil OAB/RS, integrando-se em várias comissões. “Desde o princípio eu queria participar, interagir e estar inserido no universo jurídico. Tinha uma vontade e um orgulho muito grande de ser advogado e ainda hoje tenho esse sentimento a respeito de minha profissão”, justifica Josias.

Na entidade ele teve a felicidade de conhecer e conviver com diversos profissionais do ramo que se tornariam amigos como Luiz Goulart Filho, Luis Carlos Lopes Madeira, Luiz Carlos Levenzon, César Dias Neto, entre outros. “O Luiz Goulart Filho foi o maior ser humano que conheci na minha vida, além de ter sido um magnífico advogado criminalista”, observa Josias. Madeira e Dias Neto foram seus companheiros de Conselho do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. César conselheiro e Vice Presidente e Levenzon o primeiro diretor remunerado na profissionalização do clube que começou justamente por este departamento.

Madeira tornou-se presidente da OAB/RS, lá no inicio dos anos 80, e sob seu comando a Ordem se modernizou: “tínhamos muitas ideias semelhantes. Na época ele convivia com amigos influentes, eu era um iniciante convivendo com intelectuais respeitados, como o magistrado e jurista Paulo Brossard e o desembargador José Paulo Bisol. Muitos não lembram, mas Madeira foi o advogado que fez a sustentação oral de impeachment do então presidente da República, Fernando Collor de Mello”, recorda Josias. Já Levenzon, também acabaria por se tornar presidente da OAB/RS. “Eu fui o responsável por conduzir o Levenzon para o Grêmio e em 2005 ele foi o primeiro diretor jurídico remunerado na era da profissionalização do clube”, relembra com orgulho o advogado.

A participação efetiva em comissões da OAB/RS rendeu frutos para Josias, que foi agraciado com duas portarias da entidade. Ele foi reconhecido e homenageado como profissional do direito, pela OAB/ RS, através das Portarias GP 476/89 e 768/90 tendo participado de inúmeras comissões daquela entidade. “São portarias da Ordem em que são lançados assentos profissionais do advogado, constituindo-se em registros relevantes feitos pela OAB na carteira específica do profissional de advocacia. A honraria foi concedida por ações e desempenho em comissões. Fui contemplado ainda no início de minha carreira e isso significou muito para mim. Essas foram as duas primeiras vezes que me senti agraciado profissionalmente.”

Convidado pela educadora Jane Manssur para ministrar aulas na Escola Nacional de Seguros (ENS), Josias trabalhou com extrema aplicação e assiduidade no ofício de ensinar, além de indicar vários professores para atuarem na instituição educacional. E mais uma vez sua dedicação e seu envolvimento foram recompensados. “Recebi o diploma de honra ao mérito da FUNENSEG por ministrar 11 anos de aula na ENS. Minha doação em prol do ensino foi intensa, ainda mais que naquela época o mercado segurador quase não possuía literatura e doutrina. Considerava apaixonante ministrar aulas, tanto que como professor nunca tive uma falta”, relembra com orgulho.

O progresso contínuo na carreira possibilitou a Josias alçar novos vôos e deu a ele notoriedade, tornando-o um advogado reconhecido no setor de seguros, tanto em nível regional, como nacional. Sua significativa contribuição ao segmento foi contemplada com mais um reconhecimento: “recebi do SINDSEGRS o diploma de Notável pela contribuição ao mercado segurador gaúcho. Na época a entidade era presidida pelo meu fraterno amigo Julio César Rosa”. Josias também recebeu um diploma de honra ao mérito da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul devido a sua participação num projeto denominado Escola Aberta: “esse projeto era contemplado pela Unesco. A iniciativa consistiu na elaboração de um programa de ensino de noções de Direito e Direitos Humanos, destinados aos alunos carentes do projeto Escola Aberta”.

Já no inicio do século XXI o C.Josias & Ferrer Advogados Associados prestava atendimento jurídico a quase todas as seguradoras. Ao longo dos anos o fluxo de demandas do escritório aumentava cada vez mais. Tradição, renovação e atualidade sempre foram os pilares que levaram a empresa ao destaque e o sucesso foi traduzido em reconhecimento por parte do setor de seguros: “recebemos por quatro vezes a premiação do CVG-RS de destaque do mercado e isso me enche de orgulho. Esse prêmio é obtido através de votação de diversos agentes que compõem o segmento”. Atualmente, além de Josias o escritório é constituído pelos sócios Juliano Ferrer, Suellen Castro da Silva Farias, Maria Izabel Indrusiak Pereira e Luiz Felipe Amabile Loch.

De todas as premiações obtidas pelo advogado, sem dúvida a mais impactante e relevante aconteceu no ano de 1997, quando Josias recebeu a medalha de ouro da The World Sherit Hapleita, com sede em Jerusalém. A entidade mundial dos sobreviventes da 2ª Guerra Mundial reconheceu aos serviços prestados por Josias à causa das vítimas do Holocausto na área jurídica: “essa é uma homenagem profundamente tocante”.

A função do advogado foi a de atuar defendendo o Movimento Popular Anti-Racista. No começo do trabalho havia certo ceticismo, inclusive por parte de alguns jornalistas de renome. Tudo começou quando no ano de 1989 um cidadão gaúcho escreveu e divulgou em Capão da Canoa publicações cujo foco era negar o holocausto judaico na 2ª Guerra Mundial, afirmando que tratava-se de uma invenção do povo judaico e da humanidade. “As publicações continham conteúdos de incitação ao ódio e ao preconceito, desprezíveis do ponto de vista humanitário”, enfatiza Josias.

As ações jurídicas impetradas pelo movimento chegaram ao STF e STJ em Brasília e o desfecho foi positivo. “Enfrentamos muitas dificuldades, mas conseguimos a condenação e a expulsão do autor desses livros que negavam o holocausto. Essa experiência me ensinou muito e me fez crescer significativamente como ser humano”, salienta Josias, profundamente emocionado.

Histórias, recordações, premiações e reconhecimentos fizeram e fazem parte da construção de uma carreira longínqua e exitosa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto