Logo
Imprimir esta página

Caminhos do varejo: inovações, ambiente digital e sustentabilidade

Adriana Madeira

Os negócios do varejo são, na atualidade, resultantes das inovações no ambiente digital e das oportunidades e desafios de ser sustentável. O cliente tem participação digital crescente. Só no primeiro semestre de 2020, 7 milhões de novos consumidores compraram pela primeira vez online. E o consumo de produtos saudáveis tem avançado significativamente, com venda de produtos orgânicos cerca de 30% superior em 2020 em relação ao ano anterior.

O varejo digital apresentou um crescimento da ordem de 72% no primeiro trimestre de 2021, comparando-se com o mesmo período de 2020. A pandemia de covid-19 acelerou uma modificação nos hábitos de compra trazendo para o ambiente virtual muitos consumidores que antes ali não compravam. Acredita-se que o retorno ao ambiente físico acontecerá, mas que os efeitos dessa inserção digital serão duradouros. No entanto, mesmo com esse crescimento, a integração entre os meios digitais e físicos será cada vez mais o que interessará o cliente que é nem só digital, nem só físico. Estar nos dois ambientes (lado da empresa) e propiciar o trânsito livre dos clientes entre eles (informação, compra, e demais atividades, online e off-line), depende da estruturação do chamado Omnichannel e requer uma reformulação geral da cadeia de suprimentos. Esta tarefa pode não ser tão fácil assim. Uma saída para os pequenos varejistas vem sendo a inclusão de seus negócios em plataformas digitais, os marketplaces. Neles, a empresa pode se beneficiar da estrutura de exposição, busca, pagamento e entrega para seus produtos. Os markeplaces cresceram intensamente (houve marketplace que dobrou as entregas em 2020 em relação a 2019) de acordo com Ebit/Nielsen em 2020 e relatório da Deloitte, possibilitando a manutenção de negócios, mesmo em tempos de restrição de funcionamento das lojas físicas.

E o varejo com loja física? O que fazer com elas? Ser "figital" ou "phigital" (termo que quer dizer a união entre físico e digital). Outro elemento relevante para criar a vinculação do cliente com o ambiente virtual e os aplicativos, é a utilização de gamificação. As lojas físicas e os centros comerciais terão cada vez mais o papel de serem centros de entretenimento, que pode ser chamado de Retailtainment (junção dos termos Retail, varejo, com Entertainment, entretenimento).

De acordo com pesquisa realizada pela Deloitte com gestores, as empresas estão interessadas em desenvolver ações e formas de mensuração relacionadas às questões do ESG (Environmental, Social, Governance) ou relativos às questões ambientais, sociais e de governança (em português). O caminho aponta para a integração e inovação tecnológica e sustentável dos negócios do varejo.

Adriana Madeira é pós-doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, FEA-USP. É professora do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto