Sinistro é pago em segundos com uso de inteligência artificial desenvolvido por insurtech brasileira
Um algoritmo de machine learning capaz de autorizar o pagamento de sinistros de smartphones em segundos. Essa é a novidade desenvolvida pela insurtech Pier. O site Mobile Time publicou reportagem dizendo que o dinheiro caiu na conta do cliente em 12 segundos.
A inteligência artificial foi nomeada de Pier Bolt, uma homenagem ao corredor jamaicano Usain Bolt, recordista mundial dos 100 metros, 200 metros e 4 x 100 metros, e considerado o homem mais rápido do mundo.
A tecnologia começou a ser desenvolvida em 2019 e, em março deste ano, passou por uma fase de testes com alguns clientes e desde maio foi incorporada por toda a base de usuários da insurtech, composta por mais de 36 mil pessoas.
Segundo a reportagem da Mobile Time, a IA é capaz de aprovar 10% dos pedidos de reembolso automaticamente e a meta é chegar a 30% ainda no final de junho. O Pier Bolt é, atualmente, exclusivo para o seguro de celular, mas o machine learning analisa 100% dos pedidos de reembolso de sinistro que entram na plataforma. Ele não reprova, só aprova. Aíquis Rodrigues Gomes, product manager da insurtech, foi ouvido pela reportagem e afirmou que o Pier Bolt deverá ser aproveitado também no seguro auto.
“O que ele não consegue vai para o fluxo normal. Como é novo, dizemos que está aprendendo a lidar com os sinistros”, explica o executivo.
A inteligência artificial analisa 45 mil pontos de dados para tomar a decisão. Geolocalização, tempo que o usuário é cliente da Pier e o modo como usa o aplicativo são algumas das informações capturadas para já pré-aprovar a liberação do sinistro.
Segundo Gomes, o Pier Bolt é IA que vai coletando dados do cliente e analisando ao longo da sua experiência na Pier. “No momento do sinistro, o algoritmo compila as informações e dá o veredito do reembolso”, disse.
Em outubro de 2020, a Pier recebeu aprovação da Susep para operar como seguradora digital no País a partir de sua inserção no sandbox da reguladora.
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