Pesquisa da Globant aponta conexões pessoais como um dos principais desafios do trabalho remoto
Foram realizadas mais de 1.000 entrevistas, com pessoas em trabalho remoto integral
Em uma pesquisa realizada com mais de 1.000 pessoas fazendo trabalho remoto em tempo integral nos Estados Unidos, a Globant, uma das maiores empresas de tecnologia da América Latina, buscou entender como o isolamento afeta a cultura da empresa e, mais importante, o estado emocional dos colaboradores. Um dos insights mostrou que conexões emocionais são um dos principais anseios dos trabalhadores. 32% dos entrevistados disseram que conversas casuais, sem foco em trabalho, eram vitais para satisfação no dia a dia e 54% apontaram que colegas se tornaram uma parte crítica em sua rede de apoio durante a pandemia.
Nessa linha, a Globant teve como insight o fato de que as empresas precisarão repensar como manter e melhorar os laços entre as pessoas. Em um contexto de repetidas reuniões remotas de trabalho, distanciamento e outras imposições da pandemia, a pesquisa mostrou outras angústias relacionadas à conexão entre colegas de trabalho. 42% dos entrevistados não conseguiram conhecer mais pessoas durante a pandemia; 44% disseram não terem aprofundado laços com colegas já conhecidos antes da pandemia; e 40% apontaram sentirem dificuldades em ter interações espontâneas.
Outro desafio familiar para qualquer pessoa que começou um novo trabalho desde o início da pandemia são as boas-vindas, ou Onboarding Remoto. A falta do contato pessoal, conhecendo novos colegas, gestores ou mesmo o espaço físico de uma nova empresa faz diferença para novos empregados. Das três coisas mais difíceis neste processo, foram mais mencionadas: conhecer os colegas pessoalmente (62%), conhecer o gerente (52%), estabelecer uma comunicação efetiva com sua equipe (51%).
"A partir dessa pesquisa, vemos como as conexões pessoais são parte essencial não apenas da nossa vida pessoal, mas profissional também. Como uma empresa de tecnologia e transformação digital, vemos muitos caminhos pelos quais a tecnologia pode ser uma aliada na construção de empresas mais inclusivas, que conhecem melhor os anseios e demandas de seus colaboradores", diz Clara Cristina Ronquetti, Gerente de Recursos Humanos da Globant Brasil. "Para isso, a Globant desenvolveu soluções, como StartMeUp e BetterMe, que usam inteligência artificial e outras ferramentas tecnológicas para gerar insights, acelerar a digitalização e melhorar a cultura interna de grandes empresas globais", finaliza.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>