Sete em cada 10 empreendedores venderam pela internet na pandemia
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Adriane Galdino
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Para Felipe Dellacqua, especialista em e-commerce e sócio da VTEX, a tendência de vendas online veio para ficar mesmo após a vacinação em massa contra a Covid-19
Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian mostrou que sete em cada dez empreendedores fizeram vendas online na pandemia. Isso corresponde a 73,4% do país vendendo pela internet.
Desse total, 83% das pessoas afirmaram que continuarão vendendo online mesmo com o fim da pandemia. Dentre os canais mais utilizados para as vendas, estão as redes sociais e, principalmente, o Whatsapp.
De acordo com o estudo, 51% dos empreendedores disseram que, ao vender pela internet, passaram a atingir públicos diferentes. Outros 44,8% afirmaram que ganharam mais exposição para os negócios e 34,5% perceberam que conseguiram atingir novas regiões. Enquanto isso, 24,8% estão buscando empréstimos e financiamentos para manter seus negócios.
Para Felipe Dellacqua, sócio e vice-presidente de vendas da VTEX, empresa que provê plataforma de e-commerce para um quarto das lojas virtuais do País, os consumidores irão continuar comprando online no ano de 2021 ainda que, com o avanço da vacinação e possível diminuição dos contágios nos próximos meses, as pessoas voltem a ter uma vida normal e a frequentar lojas físicas.
"É uma tendência que veio para ficar. Estamos digitalizando muitos processos que antes eram totalmente físicos para garantir ainda mais conforto ao consumidor. Muitos varejistas físicos adotaram o Whatsapp como canal de compra digitalizando uma compra que seria física. Grande parte do varejo também permite que se faça a compra por marketplace ou Whatsapp e a retirada seja por meio de drive-thru, o que também é confortável para o consumidor que quer retirar a compra de forma rápida", explica.
Outra pesquisa realizada pela Neotrust mostrou ainda que houve um aumento de 57,4% nas compras online em comparação com o mesmo período do ano passado, o que resultou em 78,5 milhões de compras na internet nos primeiros três meses do ano. Esta quantidade de compras resultou em um faturamento de R$ 35,2 bilhões para o e-commerce entre janeiro e março de 2021, aumento de 72,2% na comparação com 2020.
Outro fator que acelerou o aumento de novos consumidores no mundo digital foi o maior acesso população à tecnologia 4G. "Temos mais de 50% da população brasileira com acesso ao 4G enquanto a média de outros países é de 53%. Com previsão da implementação do 5G e com a internet mais rápida, a tendência é que a aceleração da tecnologia móvel impulsione bastante o comércio eletrônico em 2021", completa.
Sobre Felipe Dellacqua: É sócio e VP de vendas da Vtex (plataforma de Digital Commerce Solutions com presença em mais de 34 países) a frente de verticais como Fashion e Cross-Border. Presidente da ABECOM-CB (Associação Brasileira de E-commerce Cross-Border), Dellacqua foi um dos embaixadores do cross-border no país, sendo responsável pela criação do Movimento Brasil Global, que uniu a indústria de empresas globais para difundir o assunto no Brasil. Ministra cursos de MBA na Unicamp, ESPM, Faculdade Impacta e faz parte da banca de mentores do MBA de empreendedorismo da FIAP. Empreendedor serial do mercado digital desde 2006 e fundador de 4 empresas.
Sobre VTEX: A VTEX é a plataforma de Cloud Commerce que unifica a experiência do cliente em todos os canais em uma solução corporativa abrangente. Com uma infraestrutura "cloud auto-scaling" e um poderoso conjunto de aplicações, a plataforma acelera a transformação digital de operações complexas. A VTEX tem a confiança da Sony, Walmart, Whirlpool, Coca-Cola, Stanley Black & Decker, Nestlé e mais de 2.500 lojas on-line em 28 países. Em 2018, a empresa foi nomeada uma das principais players nas plataformas de comércio digital pelo IDC e Gartner. Como resultado da infraestrutura de ponta da plataforma, bem como de suas inúmeras soluções nativas integradas (mais de 1.000 parceiros estrategicamente posicionados globalmente, incluindo marketplaces, agências de implementação, empresas de pagamento e logística), a VTEX continua liderando o setor onde muitas empresas estão fornecendo serviços com tecnologias não atuais.
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