Logo
Imprimir esta página

Menos da metade dos líderes familiares tem plano de sucessão, aponta pesquisa da KPMG

Uma pesquisa da KPMG, com líderes de empresas familiares de 33 países, apontou que apenas 47% dos entrevistados têm planos de sucessão detalhados, com orientações específicas sobre quem assumirá o controle. Já 53% deles disseram que não têm um projeto de aposentadoria formal, tornando o caminho incerto para os sucessores potenciais e para o futuro da organização. Outra constatação é que o desejo de manter a empresa dentro da família é maior quando o líder atual tem filhos e, quando isso não ocorre, há mais propensão a vender o negócio para aproveitar as recompensas financeiras.

"O trabalho apontou que a transferência da propriedade e do controle da gestão de uma geração para outra pode ser um dos fatores mais importantes na continuidade da empresa familiar para manter a identidade, marca e reputação. Por isso, escolher o sucessor correto, no momento certo, é uma das decisões capazes de garantir o sucesso contínuo dos negócios", observa o sócio-líder da KPMG Private Enterprise no Brasil e América do Sul, Jubran Coelho.

Segundo o relatório, algumas empresas puderam constatar isso em termos práticos na pandemia, por ocasião do afastamento temporário dos gestores em decorrência do novo coronavírus. "Eles próprios reconheceram que, graças à estrutura de governança bem estabelecida da empresa e ao plano de continuidade, pessoas adequadas foram identificadas para assumir a função, caso necessário, e sistemas foram implementados para que isso aconteça", relata o sócio.

O estudo também indica alternativas viáveis para empresas nas quais não se encontra o substituto adequado entre os filhos e familiares ou que enfrentam dificuldade para a conclusão do processo de transição. Dentre as possibilidades, estão as seguintes: permanência do líder como proprietário, mas atribuindo funções de gestão a um executivo do mercado; transferência da propriedade por meio de uma venda a terceiros ou investimento em private equity; e abertura do capital, por meio de um IPO (Oferta pública inicial).

Geração do milênio:

Muitos dos entrevistados na pesquisa da KPMG concordaram que os membros de suas famílias da geração do milênio (nascidos entre 1980 e 1995) têm voz cada vez mais importante na direção futura de suas empresas e na escolha de um sucessor. "Por exemplo, empreendedores chineses da primeira geração, que criaram seus negócios como meio de sobrevivência e, eventualmente, para obter lucro, assistem aos seus sucessores começando a assumir o comando com mais foco na responsabilidade social e sustentabilidade", acentua a sócia-diretora da KPMG Private Enterprise no Brasil e América do Sul, Carolina Oliveira.

Sobre a pesquisa:

A pesquisa da KPMG "A coragem de fazer escolhas sábias - por que a decisão de sucessão pode ser um momento decisivo na empresa familiar" foi realizada em parceria com o Consórcio Global do Projeto Successful Transgenerational Entrepreneurship Practices (STEP). Foram ouvidos 1.800 líderes de empresas familiares de 33 países na Europa, Ásia Central, América do Norte, América Latina, Caribe, Ásia, Pacífico, Oriente Médio e África. O relatório, que acaba de ser publicado, refere-se ao ano de 2019, mas, complementarmente, realizaram-se cerca de 30 entrevistas após a eclosão da covid-19, em março do ano passado.

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.

Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto