LGPD no setor da saúde: consultoria lança e-book gratuito
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Dino
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A empresa de consultoria para LGPD Get Privacy lança e-book para ajudar empresas e instituições da área da saúde, como hospitais, clínicas e laboratórios, a se adequarem à lei.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) afeta diretamente a rotina das instituições do setor de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios e planos de saúde. Pensando nisso, a Get Privacy, empresa de consultoria de adequação à LGPD, lançou um e-book específico sobre os efeitos da lei no setor.
A LGPD estabelece princípios e regras para o tratamento de dados pessoais no Brasil, realizado por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado.
Para se ter uma ideia do tamanho do impacto no setor da saúde, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) contabilizava, em dezembro de 2020, mais de 47 milhões de beneficiários de planos privados de saúde no Brasil. Isso sem falar no SUS (Sistema Único de Saúde), que abarca dados de praticamente toda a população.
O grande desafio para o setor reside em como tratar e proteger esses dados de forma adequada e aderente à LGPD.
Para a advogada especialista em LGPD e sócia-fundadora da Get Privacy, Natália Brotto, o principal ponto de atenção é justamente o fato de que o setor lida com dados de saúde - que são considerados dados sensíveis e, portanto, se enquadram em um ordenamento jurídico mais rigoroso na LGPD.
"Todo tratamento de dados deve se enquadrar em uma das hipóteses legais da LGPD, conhecidas como bases legais. Mas, quando se trata de dados sensíveis, essas bases legais são ainda mais restritas. A análise e a escolha da base legal mais adequada deve ser feita com muito cuidado", afirma.
Da mesma maneira, o titular dos dados (a pessoa a quem os dados dizem respeito) tem uma série de direitos, que precisam ser respeitados. "É fundamental que a instituição de saúde tenha um canal de comunicação e um protocolo específico para lidar com as solicitações dos titulares", complementa Brotto.
Ela destaca que, embora as sanções administrativas da LGPD tenham ficado apenas para agosto, os titulares e as entidades de defesa do consumidor já podem entrar com ações judiciais tendo como base a lei. Por isso, a adequação à LGPD é urgente.
E-book LGPD na Saúde
Com o e-book, as empresas e os profissionais da saúde têm uma orientação gratuita sobre o tema da proteção de dados e os principais pontos de adequação à lei.
O material inclui:
Como a LGPD afeta o setor da saúde;
Exemplos práticos da aplicação da LPGD no setor;
Boas práticas de segurança para o setor de saúde;
Checklist de conformidade para guiar a adequação à LGPD.
Para baixar, é só acessar o link: https://getprivacy.com.br/ebook-lgpd-saude/
Ajuda especializada em LGPD
A Get Privacy é uma empresa especializada em LGPD que oferece soluções e serviços de consultoria, assessoria jurídica, segurança da informação, compliance, DPO as a Service, cursos e treinamentos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>