C. Josias & Ferrer: No Combate à Fraude no Seguro Dpvat
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Seguro Gaúcho
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
O escritório C. Josias & Ferrer Advogados Associados participou ativamente na articulação dos casos que resultaram na operação policial Aleteia contra grupos criminosos suspeitos de cometer fraudes no seguro DPVAT, no Rio Grande do Sul. A ação aconteceu dia 12 de maio, quando foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e contemplaram crimes em 6 cidades situadas entre Vale do Taquari e Vale dos Sinos. De acordo com as investigações os desvios podem chegar a R$ 8 milhões.
Segundo as investigações, a organização agia através de escritórios que prestavam auxílio ao encaminhamento do seguro DPVAT. Os suspeitos contavam com a colaboração de informantes dentro de hospitais que procuravam vítimas de acidentes. Foram cometidos diversos tipos de fraudes como adulteração de laudos, aumento do valor a ser recebido da seguradora, aliciamento de peritos, falsidade ideológica e registros de ocorrências falsos.
De acordo com o advogado Carlos Josias, a operação policial noticiada na mídia nasce da atuação do Núcleo Criminal do escritório C.Josias & Ferrer em parceria com Jader Marques Advocacia, junto às delegacias de polícia que investigavam quadrilhas suspeitas. Quando a seguradora Líder detecta existência de fraudes ela contrata a C.Josias& Ferrer para que seja pedida a instauração de inquérito policial. “Acompanhamos o trâmite do inquérito e trabalhamos para que ocorra a denúncia por parte do Ministério Público junto aos acusados”, esclareceu Josias.
A parceria entre os dois escritórios criou o setor referido especialmente para combate às fraudes no seguro - denominado Núcleo Criminal de Combate às Fraudes - setor que é coordenado pela advogada Camila Perez, que participa ativamente na articulação dos casos que resultaram na operação Aleteia.
A advogada Camila explicou que a Seguradora Líder, administradora do seguro até o final do ano de 2020, aplicava estratégias de prevenção e investigação de fraudes. Todos os pedidos de indenização desse tipo de seguro recebiam monitoramente contínuo. Foi a partir da apuração de indícios e suspeitas de fraudes no seguro DPVAT que a Companhia acionou o Núcleo Criminal de Combate às Fraudes no Seguro para o início da atuação na esfera criminal, com a apresentação da chamada notícia crime. Atualmente o Escritório representa a Empresa nos Estados do Rio Grande do Sul e Paraná.
As investigações foram realizadas pela Delegacia de Polícia Civil DRACO de Lajeado-RS, sob o comando do delegado Dinarte Marshall Júnior. Nos últimos anos, dezenas de casos foram distribuídos na DRACO Lajeado-RS informando os crimes de fraude contra o Seguro DPVAT, e no ano de 2021, foram distribuídos 12 novos casos que possibilitaram a deflagração da operação policial. “Importante salientar que os documentos utilizados para fraudar o seguro DPVAT, muitas vezes são utilizados para os pleitos dos Seguros Privados e INSS, a exemplo dos exames fraudados com majoração dos danos corporais oriundos de acidentes de trânsito para fins de recebimento de indenizações e benefícios superiores àqueles realmente acometidos pelas vítimas”, salientou Camila.
O advogado criminalista Tiago Luciano Amaral de Souza acompanhou pessoalmente a operação como representante da Seguradora Líder: “o estudante de Direito e estagiário do C. Josias & Ferrer, João Caetano Menna de Oliveira, também trabalhou no caso auxiliando na elaboração e distribuição das notícias crimes”.
Sob a coordenação de Camila Perez, o Núcleo de Criminal de Combate às Fraudes seguirá acompanhando os casos até a judicialização e posterior acompanhamento do processo penal.
O Escritório possui atividade neste setor de combate à fraude no seguro desde 1985 quando após ultrapassar diversos procedimentos conseguiu encerrar as atividades de uma clínica de Porto Alegre, o Pronto Socorro Bom Fim, pondo fim a inúmeros procedimentos fraudulentos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>