Logo
Imprimir esta página

O que aprendemos sobre marketing com o BBB 21

Erica Gomes - Banco de Imagens/Arquivo Pessoal Erica Gomes - Banco de Imagens/Arquivo Pessoal

Por Erica Gomes

O Big dos Bigs. Assim foi apelidado a 21ª edição do programa Big Brother Brasil, atração recém encerrada no país.

Se pararmos para observar a linha do tempo do programa, há algum tempo, muitas pessoas sentiam-se receosas e envergonhadas ao dizer que acompanhavam ou que eram fãs do reality.

Mas, esse ano, entre as mais diversas teorias para o grande sucesso, a minha tese é que o isolamento social, somado ao uso das redes sociais, tenha compactuado positivamente para os bons resultados.

Com um time de participantes, divididos entre ‘Pipoca’ e ‘Camarote’, a atração trouxe à tona importantes debates e pautas, além de cenas que incomodaram, não só os telespectadores, mas também os patrocinadores.

Mas, o que podemos aprender com todos esses acontecimentos? Para os meus companheiros de trabalho, sempre reforço a importâncias das boas narrativas e da elaboração do storytelling.

No BBB não há roteiros, mas com esses dois quesitos que citei acima, dentro e fora do programa, os assuntos mais polêmicos envolviam: cancelamento nas redes sociais, situações de racismo, xenofobia, feminismo e homofobia.

Mas, para além disso, aqui, fora da casa mais vigiada do Brasil, uma outra disputa também acontecia: o marketing das grandes marcas.

Quebrando recordes de audiência, ficou nítido - não só para nós, profissionais da comunicação, mas para o público em geral: em 2021, o marketing foi assertivo, reflexo disso, Juliette, a grande vencedora do R$ 1,5 milhões tornou-se um fenômeno, desbancando famosas ex-participantes do reality global.

Já na reta final, muitos sites divulgaram que as grandes marcas estavam travando uma grande batalha para terem a primeira foto, publicada pela campeã em seu Instagram. O motivo? O engajamento com o público, afinal, assim que saiu da casa, a milionária bateu um recorde mundial, ganhando, em um post, 1 milhão de likes em apenas 3 minutos.

O participante Gilberto, o ‘Gil do Vigor’, também foi aclamado pelo público. Em decorrência disso, garantiu a assinatura de um contrato com a Rede Globo.

De acordo com a emissora, os projetos ainda estão em desenvolvimento, mas com uma história de superação, com certeza, integrará o elenco de atrações onde o público-alvo se identifique com a trajetória do ex-BBB.

Nessa semana, Gil tornou-se criador de conteúdo para a marca Vigor, onde estará relacionado com a criação de posts e peças de comunicação para as redes sociais.

Para celebrar essa novidade, a marca enviou para ele um kit especial, com iogurtes Vigor Grego personalizados com a foto do economista nos rótulos. Com essa ação e a criação da #GILDAVIGOR, a empresa emplacou o seu marketing de influência.

Para muitos telespectadores, pode parecer que não, mas o programa trouxe vários ensinamentos que rodeiam o mundo do marketing e da comunicação. Não há como negar, de fato, o Big Brother não é mais o mesmo!

E, para o BBB 22, o que o público poderá aprender? Quais marcas disputarão espaço na hora do público dar ‘aquela espiadinha’? Façam suas apostas!

Erica Gomes é Gerente de Operações em Comunicação e Marketing na LC4 Comunicação, Marketing e Estratégia; Pós-graduada no MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getulio Vargas, bacharel em Jornalismo pela ESAMC-SP e técnica em TI pelo CEMEP-SP. Possui cursos de extensão em Marketing Digital pela Udacity, Métricas de Comunicação e Marketing pela Inova Business School.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto