Logo
Imprimir esta página

Decisão do STF sobre ICMS x PIS/Cofins: quais os próximos passos para as empresas?

Em sessão na quinta-feira (13), o Supremo Tribunal Federal concluiu o julgamento dos embargos de declaração que restavam pendentes no RE 574.706 e fixou a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins.

Com a decisão, contribuintes que tenham recolhido imposto a mais a partir de 15 de março de 2017 terão direito a ressarcimento da União.

Além disso, contribuintes que haviam ingressado com ação judicial ou processo administrativo até esta data terão o direito de reaver os valores recolhidos indevidamente nos 5 anos anteriores ao ajuizamento de suas ações.

A diretora associada de Impostos Indiretos da boutique de serviços profissionais IRKO, Zelir de Souza, está disponível para entrevistas e tira-dúvidas.

Pautas sugeridas a partir da decisão:

- Próximos passos para as empresas: quais ações pode tomar o contribuinte contemplado pela decisão?

- Qual ICMS deve ser excluído da base de cálculo: o destacado ou o pago? Quais as diferenças entre os dois?

- Como calcular o impacto da decisão nos impostos pagos pela empresa de 2017 em diante?

Sobre o Grupo IRKO

Há quase 65 anos no mercado, o Grupo IRKO alia experiência e inovação para oferecer um amplo leque de serviços em assessoria contábil, fiscal e trabalhista, consultoria e auditoria. A empresa possui uma sólida carteira de clientes - de pequenas companhias a grandes multinacionais - e se diferencia da concorrência pela combinação entre equipes altamente especializadas e atendimento personalizado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto