E-commerce em evidência: como lidar com as datas sazonais?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Dino
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
O modelo de e-commerce se fortalece durante o período de isolamento social que a sociedade vive. Datas comemorativas, em especial as sazonais, costumam aquecer o comércio, Desse modo, é preciso lembrar-se de algumas dicas.
Ao começar o ano, diversas lojas que trabalham com e-commerce iniciam as pesquisas pelas datas sazonais. Por um lado, existem as chamadas "datas de varejo", que são comuns a todas as marcas como, por exemplo, Dia das Mães e Natal. Porém, há outras que possuem mais impacto em determinado segmento do que no outro como, por exemplo, o Dia do Geek, que tem melhor retorno para livrarias e cinemas, mas pouco para um supermercado. Com essa premissa, é preciso se lembrar de algumas dicas:
1) Como escolher as datas sazonais?
É necessário ter cuidado com as datas comemorativas da marca. Ela deve buscar aderência ao segmento, ao consumidor e ao que a empresa oferece para o mercado. Existem inúmeras datas sazonais. Por exemplo, no dia 21 de abril, além feriado de Tiradentes, também são comemorados o Dia do Metalúrgico, Latinidade, Polícia Civil, Têxtil, aniversário de Brasília, Dia Mundial da Criatividade e Inovação e do funcionário da Polícia Civil.
2) Qual data é mais importante para se focar?
Após pesquisas, se identificar que nenhuma data tem aderência ao negócio, é recomendado deixá-la de lado. As redes sociais se mostram como o principal canal para campanhas sazonais. Elas possuem influência no fortalecimento de marca, relacionamento e vendas. Necessita-se avaliar se a data fornece um retorno nessa linha.
3) Quando a data vai de encontro ao negócio
Em caso de data importante para o segmento, é preciso fazer uma ação com o objetivo de enaltecer, em primeiro momento, as pessoas e consumidores, depois a marca e, por fim, fazer uma venda. É importante criar o vínculo com o cliente para promover uma relacionamento saudável.
4) Datas sazonais exigem preparação
Pode chegar a meses de preparação. Para o Dia dos Namorados, por exemplo, há empresas que se preparam em abril e, às vezes não é suficiente. Datas de maior expressão têm o objetivo de ampliar as vendas. Do outro lado, os consumidores possuem conhecimento, tanto que aproveitam as ofertas em datas sazonais.
A preparação passa pelo conceito de campanha, setup nas ferramentas, criação, textos para assessoria de imprensa, um estoque maior de produtos e logística que precisa ser reforçada. Se o produto é perecível, o planejamento precisa de mais cuidados. Se a empresa promete entrega rápida, a logística precisa ser mais efetiva e se planejar para qualquer desdobramento.
5) Produtos perecíveis e não-perecíveis
Produtos como geladeiras, se não forem vendidas em determinado período, não chega a ser um problema. Entretanto, é preciso estar atento com os produtos perecíveis que, se não forem vendidos, podem ser descartados. O ato pode acarretar em sérios prejuízos para a empresa, sem contar no tempo gasto com planejamento.
6) Data sazonal para autopromoção da empresa
É recomendado não usar data sazonais para autopromoção, ou fazer apenas porque o mercado está fazendo. Empresas se destacam no mercado quando buscam inovações. A intenção é realizar a comemoração seguindo o propósito da marca. Uma dica é usar funcionários da empresa nas campanhas. Isso agrega para uma boa reputação de marca, que mostra a relevância dos colaboradores.
*Por Clóvis Souza, CEO da Giuliana Flores.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>