Com maior número de projetos e faturamento durante a pandemia, Tribo Global ressalta 3 pontos de sucesso para empresa em home office
Consultoria especializada em promover melhores práticas para tornar empresas mais humanizadas explica sobre ambiente de trabalho, flexibilidade e confiança, após ascensão de suas estratégias, mesmo em tempos de isolamento social.
É fato que a pandemia mudou o formato de trabalho de muitos brasileiros, adaptando a rotina ao home office. Este novo modelo de flexibilidade trouxe à tona situações do dia a dia, como a presença dos filhos e afazeres domésticos, enaltecendo uma liberdade maior para o funcionário e um novo cenário na busca de empregos menos enrijecidos. As empresas precisam estar atentas a essa realidade, que quando vivida de forma positiva, pode gerar um bom retorno tanto para o trabalhador, quanto para o empregador.
A Tribo Global, consultoria na área de cultura organizacional, funciona em formato home office, e com a implementação de novas estratégias, a empresa concluiu o ano de 2020 com o maior número de projetos e faturamentos de sua história. Tudo isso, enaltecendo três pontos importantes para essa vivência e humanização, sendo eles: ambiente de trabalho, flexibilidade e proatividade, e confiança.
A consultoria nasceu em 2016, desde então, o formato home office foi o escolhido, contando apenas com reuniões presenciais esporádicas e eventos. Com a pandemia, houve uma adaptação ainda maior. “Nosso primeiro slogan foi 'O Futuro é Humano’, pois acreditávamos que esse futuro do trabalho seria mais distribuído, autônomo, flexível e consciente, e tivemos esse desafio de transmitir conexões por trás das telas, com todos os trabalhos acontecendo de maneira virtual”, conta Klyns Bagatini, coordenador de operações da Tribo Global.
De acordo com a pesquisa do IBM Institute for Business Value (IBV), 31% dos brasileiros entrevistados afirmaram que planejam mudar de emprego neste ano, procurando mais flexibilidade. Sendo assim, Bagatini ressalta pontos fundamentais para serem observados pelo empregador que geram sucesso em uma rotina mais consciente:
Ambiente de Trabalho
“Uma liderança consciente precisa ter em mente que as pessoas de sua equipe também vivenciam essa realidade dentro de um novo ambiente, com interrupções frequentes pela experiência de trabalho em casa, pela tensão gerada pelo isolamento/ pandemia e pela própria incerteza do trabalho e da situação econômica”, explica o coordenador de operações.
Desta forma, é preciso gerar soluções como: equipamentos de qualidade, autonomia e flexibilidade de horários, criação de espaços virtuais e momentos de troca entre a equipe.
Segundo o COO, a empresa economiza cerca de 800 horas todos os meses com o uso de processos automatizados como, por exemplo, o uso da ferramenta de gestão interna Podio. Isso significa que as pessoas conseguem ocupar melhor o seu tempo com atividades humanas, isto é, que só humanos conseguem realizar, deixando as atividades mecânicas para as automações.
Flexibilidade e Proatividade
De acordo com Bagatini, a “sustentação da flexibilidade e da produtividade é resultado da boa relação entre as liberdades e as responsabilidades. Os acordos precisam ter regras bem definidas e o feedback precisa acontecer de forma frequente”.
Uma boa estratégia é avaliar continuamente a qualidade dos acordos e processos e implementar uma cultura de melhoria contínua, sempre adaptando-os quando formas novas e mais produtivas forem encontradas. Isso garantirá a flexibilidade necessária e atuará diretamente no aumento da produtividade.
Confiança
Para o coordenador de operações da Tribo Global, “ a desconfiança gera a burocracia em excesso. São criados muitos gargalos e barreiras nos processos, aumentando a quantidade de pessoas envolvidas (para validação, por exemplo) e o tempo de execução, o que naturalmente reduz a produtividade”.
A solução é trabalhar para reduzir o nível de desconfiança na empresa, ou seja, aumentar a confiança é peça fundamental para que todas as partes alcancem resultados excepcionais.
O alto desempenho de uma organização é uma combinação entre foco, produtividade e segurança psicológica. “Se as pessoas estão se sentido bem e seguras naquele ambiente, se as lideranças conseguem direcionar a empresa para um foco e se o movimento em direção a esse foco é produtivo, o resultado é certo”, completa Bagatini.
SOBRE A TRIBO GLOBAL
A Tribo Global é uma empresa de consultoria com foco na cultura organizacional, gestão consciente e desenvolvimento humano em busca de engajar e gerar valor, integrando propósito e resultados.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>