On e offline: quais as características de um bom vendedor?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Flávia Ferreira
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Concorrência acirrada exige uma equipe de vendas bem treinada
Vender um produto ou serviço exige muito mais que a simples apresentação e informações sobre o que a empresa comercializa. Segundo o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, é necessário muito estudo e dedicação, além de fortalecimento das soft skills, para que o trabalho do vendedor seja de excelência. “A arte de vender exige estudo, dedicação e desenvolvimento constante. É preciso estar atento às exigências do mercado consumidor e buscar desenvolvimento de comportamentos e habilidades para que o dia a dia seja mais assertivo”, afirma. Burlamaqui dá dicas para se tornar um vendedor de sucesso:
1- Conheça o seu cliente!
Analise o seu mercado de atuação, conheça o seu cliente e o que ele busca: agilidade, atenção, hábitos de compra?
2- Conheça o seu produto ou serviço.
No momento da venda, quanto maior o número de informações fornecidas ao cliente, maior a chance de fechar o negócio. Além de conhecer o que está vendendo, tenha conhecimento dos diferenciais frente à concorrência;
3- Aprenda a negociar.
Nessa fase, é preciso estimular o desejo do consumidor: mostrar argumentos reais para que o cliente finalize a venda. Tenha sempre uma margem de negociação, seja no valor financeiro do negócio ou diferenciais para o cliente;
4- Seja flexível.
Entenda qual o perfil do seu cliente: se ele está disponível para negociar fora do seu horário de expediente, converse com a empresa e tente alterar esse horário. O cliente busca agilidade e disponibilidade;
5- Acompanhe a sua venda.
Venda realizada, comissão garantida e fim? Não! Acompanhe todo o processo de vendas, até a entrega final e instalação do produto. Realize follow-ups para ver se o serviço atendeu a expectativa. Essa atitude garante um relacionamento próximo com o cliente e resulta na fidelização do mesmo;
6- Construa uma carteira de clientes.
Anote as preferências e hábitos do consumidor, assim, você pode fazer o caminho inverso e procurar o cliente sempre que tiver um novo produto ou serviço que se encaixe no perfil dele;
6 – Desenvolva suas habilidades.
Estude, pesquise, se relacione em diferentes mercados. A inteligência emocional, por exemplo, é uma habilidade essencial para o vendedor. Conhecer suas potencialidades e fraquezas fazem com que o vendedor tenha maior controle sobre suas emoções e, com isso, fique mais perto de alcançar suas metas e objetivos de vendas;
O especialista lembra que o principal foco do vendedor deve ser a satisfação do cliente. “Não adianta agir com falta de disposição, pressa, insistência e prepotência. A venda pode até ser realizada, mas o cliente não será fidelizado”, explica. Burlamaqui lembra que flexibilidade, otimismo, foco, coerência, comprometimento, educação e cordialidade são características fundamentais para um vendedor de sucesso.
Sobre Frederico Burlamaqui Marketing Estratégia:
Consultoria empresarial em marketing e estratégia de negócios, a Frederico Burlamaqui Marketing Estratégia atua nas áreas de branding, gestão de marcas, design estratégico e inovação, por meio de uma metodologia única, que visa escalar o faturamento dos clientes e posicionar cada um deles como referência no mercado em que atuam. A empresa conta com sedes em Curitiba, São Bento do Sul e Porto Alegre.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>