Logo
Imprimir esta página

Você sabia que pode manter seu plano de saúde ao ser demitido?

Você sabia que pode manter seu plano de saúde ao ser demitido?

Por Ricardo Oliveira*

Ouvir a frase “você está demitido” não é fácil. Você se sente desamparado ao pensar que toda a sua contribuição e os seus direitos, como por exemplo o plano de saúde, vão desaparecer. No entanto, segundo disposto no artigo 30, parágrafo 1º da Lei 9.656/98 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), você pode continuar com o plano de saúde empresarial se for demitido sem justa causa, por um tempo determinado entre seis meses e máximo de 24 meses após o desligamento.

Na hora da demissão, você tem até 30 dias para comunicar ao empregador o desejo de manter o plano de saúde. Inclusive, no ato da rescisão contratual, é dever da empresa comunicar ao ex-empregado a possibilidade de manutenção da condição de beneficiário para que ele possa exercê-lo no prazo estabelecido.

Serão mantidas as mesmas condições anteriores em relação á cobertura, rede assistencial, padrão de acomodação em internação e área geográfica de abrangência. No entanto, como você não faz mais parte do quadro de funcionários da empresa, terá de arcar com os custos totais do plano. A vantagem é que, por estar enquadrado no empresarial, o valor é bem mais barato do que contratar um plano individual.

Lembrando que os dependentes que já estavam inscritos durante o período de vigência do contrato de trabalho podem permanecer no plano de saúde. É permitido apenas a inclusão de novo cônjuge e novo filho.

De acordo com a lei, o empregado demitido deixará de ter direito à manutenção do plano de saúde em caso de admissão em um novo emprego. Em caso de morte do empregado demitido, o direito de permanência no plano é assegurado aos dependentes.

Os mesmos direitos valem para o aposentado que se desligou da empresa, desde que a contribuição para o plano de saúde empresarial tenha ocorrido pelo prazo mínimo de dez anos.

O direito de se manter no plano de saúde após o desligamento é exclusivo para produtos contratados pela empresa a partir de 02 de janeiro de 1999, quando a lei foi instituída, ou aos planos que foram adaptados à Lei nº 9.656/98.

Por fim, conhecer alguns direitos é importante para o trabalhador em diversas ocasiões, incluindo em casos de demissão sem justa causa.

*Ricardo Oliveira é sócio fundador da Lion Saúde e especializado em Direito Securitário para planos de saúde.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto