De Bonifácio a Kubitschek, uma homenagem da CNseg ao aniversário de Brasília
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por CNseg
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Há 61 anos, em um 21 de abril como o desta semana, era inaugurada a cidade de Brasília, que passou a ocupar o papel de Capital Federal, em substituição ao Rio de Janeiro. Quase dois séculos antes, porém, em 1823, a ideia de uma capital no centro do Brasil já era acalentada pelo nosso Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva. Em 1891, a ideia voltou a ser debatida e, no ano seguinte, foi criada a Missão Cruls, composta por 21 cientistas, técnicos e engenheiros encarregados de explorar e conhecer a região do Planalto Central. O projeto, entretanto, foi mais uma vez arquivado, ficando adormecido por mais 55 anos. Em 1946, a proposta foi pautada novamente, chegando a constar do artigo 4º das Disposições Transitórias da Constituição de 1946, mas foi apenas em 1956, já com Juscelino Kubitschek na Presidência, que o projeto começou a sair do papel e, quatro anos depois, em 1960 a cidade era inaugurada.
Apesar de o setor segurador estar presente na cidade desde o primeiro momento, visto que todos os riscos de vida e de ramos elementares da empresa construtora da nova capital foram segurados (veja matéria completa a esse respeito no site do CEDOM), foi só em 1989 que a CNseg, na época, denominada de Fenaseg, inaugurou o seu primeiro escritório na cidade. O objetivo era acompanhar mais de perto as tendências norteadoras do País e encontrar meios de atuação que pudessem facilitar a compreensão dos parlamentares acerca das especificidades do setor de seguros.
Em 1991, a representação da CNseg na capital foi ampliada para fortalecer a comunicação entre o mercado segurador e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e, em 2013, foi ampliada novamente, com a inauguração de um novo escritório no Edifício Brasília Trade Center.
Atualmente, o escritório da CNseg em Brasília é comandado pela Diretora de Relações Institucionais, Miriam Mara, que, junto com sua equipe, desenvolve as atividades de coordenação e suporte técnico, organizacional e institucional a projetos e atividades de interesse comum das Federações associadas.
Neste 21 de abril de 2021, além da inauguração de Brasília, também comemoramos o Dia da Inconfidência, popularmente conhecido como Dia de Tiradentes, sendo feriado em todo o Brasil. A CNseg, porém, não poderia deixar passar em branco essa importante data para todos os brasileiros e presta aqui sua homenagem ao mártir da inconfidência mineira, a todos aqueles que se empenharam para concretizar a ideia de José Bonifácio e, como não podia deixar de ser, a todos os profissionais do mercado segurador que trabalham diariamente para proteger a vida, a saúde e o patrimônio de seus habitantes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>