5 lições importantes para saber antes de implantar um chatbot na sua empresa
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Diego Palma
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Especialistas da Mundiale trazem reflexões sobre a importância de fazer a melhor escolha para cada marca
Pegar seu celular, entrar em um aplicativo, mandar uma mensagem para sua loja favorita, ser atendido por um robô, escolher o que deseja e finalizar sua compra. Esse cenário vem se tornando cada vez mais comum na nossa rotina. Segundo o Kantar Ibope Media, o comércio eletrônico entrou em 2,3 milhões de novos lares somente no segundo semestre de 2020, registrando um aumento de 18,1 milhões de ocasiões de consumo do ano. 9,4% desse total vem do e-commerce, sendo que 5% foram vendas realizadas pelo WhatsApp.
Mas como toda essa demanda, as empresas devem estar preparadas para colocar suas operações, integral ou parcialmente, onde o público está, ou seja, nos canais preferidos por cada um. Pensando nisso, a Mundiale, empresa especializada em conversational commerce, elaborou um guia com 5 lições importantes para saber antes de implantar um chatbot nas empresas. Confira:
1. Tenha clareza dos seus objetivos com o chatbot
É possível explorar o uso de chatbots de várias maneiras dentro do seu negócio. As possibilidades de interações entre marcas e clientes promovidas pelos robôs podem apoiar sua empresa desde a otimização do atendimento até na redução de custos operacionais.
2. Escolha o tipo de bot certo para sua empresa
A implementação de chatbots é um caminho natural para quem quer rapidez e precisão no relacionamento com o cliente. Mas, antes, é preciso entender quais os tipos de robôs existem e os papéis que eles podem desempenhar dentro de sua empresa. O apoio de um parceiro especializado vai ajudá-lo a definir se os seus processos precisam de apoio dos robôs no atendimento ao cliente, na geração de leads, vendas ou performance nas redes sociais, por exemplo..
3. Inteligência Artificial para solucionar problemas
A entrada da IA no desenvolvimento do chatbot vai tornar a solução mais prática, pois ela irá aprender com o atendimento humano como resolver soluções, gerando mais praticidade e dinamismo para a experiência do atendimento, otimizando processos e podendo até ajudar na fidelização do cliente.
4. Escolha o parceiro certo para seu negócio
Entendendo que a necessidade de um chatbot é real, é hora de escolher o parceiro ideal para o negócio. No mercado há várias empresas que oferecem apenas a ferramenta. Mas, para que se alcance um nível de atendimento que realmente resolva as questões dos clientes e gere experiências incríveis, é extremamente importante escolher um parceiro de negócio realmente preparado para estruturar uma jornada do início ao fim, tendo ciência de todos os seus processos, entenda seu mercado e tenha expertise no trabalho.
5. Integração e equipes
O sistema implantado na empresa pode precisar estar integrado a algum outro programa interno ou necessitar de uma equipe que acompanhe esse processo. Vale checar todos os pontos que envolvam uma nova funcionalidade, para não ter surpresas desagradáveis com custos extras, por exemplo.
Sobre a Mundiale:
Fundada em 2001, por Gustavo Pena, a Mundiale tem o objetivo de cuidar de cada etapa da jornada de compra, relacionamento e atendimento das marcas com seus clientes. O objetivo da empresa é oferecer um atendimento personalizado, omnichannel, por canais digitais e humanos, e que proporcione experiências valiosas por meio de canais conversacionais.
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