Logo
Imprimir esta página

O emprego nunca mais será o mesmo

pixabay pixabay

Trabalhabilidade deve ser o plano B na retomada econômica quando a pandemia arrefecer

Walter Vieira*

Os dramas da quarentena na economia serão profundos e não há ainda como mensurar seus impactos no mercado de trabalho, mas uma coisa é certa: quando a pandemia arrefecer o emprego nunca mais será o mesmo. Não haverá mais espaço para modelos tradicionais e todos teremos que nos reinventar. As próprias companhias estão revendo seus modelos em função da crise e já consideram mudar a forma de operar com os aprendizados da dinâmica imposta. E isso não se limita ao home office propriamente dito, mas ao jeito de trabalhar e de gerir equipes, que também se tornaram mais exigentes diante dos riscos.

Trata-se de um dos principais desafios para a retomada da economia, que caiu 4,1% no ano passado, menor taxa da série histórica. A taxa de desocupação atingiu 14,2%, segundo dados do IBGE divulgados ao final de março. E pode piorar este ano, pois é preciso levar em conta que a taxa de desemprego atual está subestimada, já que parte da população que ficou sem emprego durante a pandemia não está procurando recolocação por medo de se contaminar. Como, por definição, a taxa de desemprego calculada pelo IBGE se baseia em quem está efetivamente procurando trabalho, pode-se esperar que, ao crescer o número de vacinados, haja o aumento da busca por trabalho, pressionando a taxa de desemprego.

As perspectivas no início de 2021 eram de otimismo, com crescimento do PIB acima de 4% e, consequentemente, melhora do desemprego, última variável econômica a retomar. Isso porque, tradicionalmente, as empresas precisam ter segurança para voltar a investir e a contratar colaboradores. Entretanto, a piora da pandemia neste primeiro trimestre, que provocou o retorno ao isolamento social, mudou as expectativas. Agora, é preciso lidar com o cenário incerto em que muitas empresas estão fechando as portas.

Eis a tempestade perfeita que traz à tona novamente o conceito de trabalhabilidade - competência de manter-se trabalhando e gerando renda, mesmo com fontes alternativas. Esta será a saída que amenizará os impactos da crise tanto para o trabalhador quanto para a empresa. Do lado do primeiro, há a dificuldade em encontrar vagas formais no mercado de trabalho. Do outro, existe o temor de investir no aumento da equipe sem a certeza de como a demanda se comportará.

A receita vai se manter para fazer frente aos custos? O quanto o novo colaborador agregará à empresa?

A trabalhabilidade pode quebrar esse ciclo, ao exigir capacidade de se adaptar e originar renda a partir das próprias habilidades, o que vai muito além da ideia de emprego. Há a necessidade de se desenvolver multicompetências, exigidas em qualquer função, e que representem verdadeiramente desenvolvimento humano, sem perder de vista o impacto das novas tecnologias.

Lidar com a vida sob pressão, desenvolver potenciais ainda não explorados, encontrar possibilidades que antes eram desconhecidas, a fim de conquistar independência, e proatividade para gerar receita. Todas essas são competências buscadas na hora da contratação, que também ganhou novas formas a partir da reforma trabalhista. Caso do trabalho intermitente, que também já contribuiu para aumento das vagas com carteira assinada.

A trabalhabilidade tende a provocar a sociedade a se reinventar a todo o momento, não se conformar com uma situação, e buscar novas oportunidades, mesmo diante de um ambiente adverso como o que vivemos.

*Walter Vieira é CEO do Closeer, aplicativo que conecta profissionais às empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto