Navio encalhado em Suez terá reflexos no mercado de seguros
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
O encalhe do navio Ever Given no Canal de Suez terá reflexos no mercado de seguros. A projeção é do consultor Sergio Ricardo, para quem, entre as possíveis consequências desse incidente, consta o aumento dos preços das coberturas. “As resseguradoras podem aumentar as taxas momentaneamente para equilibrar as perdas”, comenta o consultor.
Ele ressalta, contudo, que esse movimento de ajuste nos valores do resseguro “não deve durar muito tempo”.
Segundo Sergio Ricardo, as seguradoras e resseguradoras envolvidas no seguro de transporte marítimo tendo como clientes os embarcadores e/ou operadores logísticos já estão estimando perdas bilionárias, porque o fechamento temporário de um canal importante como Suez gera atrasos logísticos significativos, perda de mercadorias e com isso lucros cessantes.
Ele lembra que esse canal é um dos principais fluxos dos modais de carga no mundo e, não por acaso, os preços de commodities já estão sendo influenciados, como o de petróleo, por exemplo. “O acidente ocorrido foi bastante aleatório, mas o que preocupa de fato naquela região é a interrupção por possibilidade de guerras e a pirataria quando se sai do canal para o Oceano Índico”, salienta o consultor.
O navio ficou encalhado por quase uma semana, entre os dias 24 e 29 de março, quando começou a se mover.
Segundo o portal do jornal El País, o mercado de seguros, junto com o de comércio marítimo, estimam diversos litígios e vultosas indenizações que a empresa japonesa Shoei Kisen, dona da embarcação, terá que arcar. “Está claro que a imensa maioria dos mais de 200 navios que se encontram parados no canal não poderão chegar a seus destinos no prazo previsto. E isso abre caminho para que os donos das mercadorias peçam indenização à seguradora do Ever Given para ressarcir produtos deteriorados e multas por prazos descumpridos”, informa a reportagem, citando a agência Reuters.
O bloqueio do canal de Suez gerou impacto mundial, já que mais de 10% do comércio global passa pela estreita via em águas egípcias.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>