Captação coletiva de empreendimento imobiliário no Paraná projeta até 18,3% de rentabilidade ao ano
O Residencial Melissa, empreendimento imobiliário de alto padrão da incorporadora Fento em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba (PR), está com captação coletiva aberta na Urbe.me, maior plataforma de crowdfunding imobiliário do país. A modalidade possibilita a investidores realizar aportes a partir de R$ 1 mil. Nas operações já concluídas no país, a rentabilidade média paga foi de 13,3% ao ano. Na operação em curso, que vai até 11 de abril, a projeção de rentabilidade vai de 14,22% a 18,36% ao ano.
“É uma opção de investimento que tem proporcionado uma rentabilidade muito atraente, mas que só deve ser acessada por aqueles que puderem deixar seu capital imobilizado por vários meses”, diz Eduarda Fabris, diretora-executiva da Urbe.me. No caso do Residencial Melissa, o prazo contratual para remuneração aos investidores é de 30 meses.
“Quem investe em crowdfunding imobiliário dever ter sempre em mente que atrasos são comuns na construção civil, o que pode postergar a remuneração para depois do prazo contratual”, afirma. Eduarda explica que, quando as empresas atrasam o pagamento aos investidores, elas têm de arcar com multas, que são revertidas em rentabilidade extra aos cotistas.
A remuneração aos investidores se dá a partir das vendas de unidades dos empreendimentos registradas entre a captação e a conclusão do prazo contratual. No caso do Residencial Melissa, a partir do décimo mês da captação, os investidores recebem uma remuneração mensal correspondente a 200% do CDI e, no final, o acréscimo do bônus resultante das vendas.
“O investidor também deve entender que as projeções de rentabilidade podem não se cumprir. Há variáveis de mercado que são imprevisíveis e podem impactar as vendas. Nunca há promessa quanto à rentabilidade.
Também existe o risco de inadimplências pelas empresas, registrada em 3 dos 30 projetos em fase de pagamento. Nestes casos, a Urbe.me oferece suporte jurídico sem desembolso dos investidores, para que busquem a execução das cotas, que são títulos de dívida”, diz Eduarda.
A Urbe.me integra o grupo OSPA, marketplace de desenvolvimento imobiliário nascido como escritório de arquitetura. Desta forma, possui expertise para avaliação dos projetos que oferta à captação coletiva, particularmente quanto à sua viabilidade econômica. “Também avaliamos solidez e reputação das incorporadoras. Por conta dos critérios de seleção, menos de 5% dos projetos apresentados à Urbe.me ingressam na plataforma”, diz.
Com treze anos de atividade, a Fento atua em construções e incorporações em todo Paraná. Soma nove empreendimentos concluídos e seis em andamento. O residencial Melissa será um edifício de alto padrão, com 28 unidades. Mais informações em https://urbe.me/projetos/melissa-cesar/parte-1/.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>