Logo
Imprimir esta página

A importância de uma gestão operacional eficiente para o sucesso dos negócios

A importância de uma gestão operacional eficiente para o sucesso dos negócios

Executivas do varejo e do setor logístico avaliam como processos e operações bem planejadas são fundamentais para o êxito das empresas e de suas cadeias de abastecimento

Assunto encerrou a programação do Especial Mulheres na Logística desta quinta-feira (25), webinar exclusivo da Intermodal South America protagonizado por líderes do setor

Como garantir uma gestão operacional eficaz nas cadeias de abastecimento, distribuição e suprimentos, ainda mais em um momento delicado e repleto de desafios como este de pandemia em que estamos vivendo? Para responder esta questão, executivas do varejo e do setor logístico marcaram presença no Especial Mulheres na Logística desta quinta-feira (25/03), webinar exclusivo da Intermodal South America - a maior plataforma de negócios para estes mercados - que proporcionou o debate a respeito do assunto.

Sob o tema "Intralogística: Os 10 Mandamentos para uma Gestão Operacional Eficiente", quatro líderes do setor discorreram sobre as adversidades que a crise sanitária trouxe para o segmento no âmbito de gestão. Foram elas: a vice-presidente de vendas e serviços do Grupo Kion South America (um dos líderes nacionais na produção de empilhadeiras e máquinas para armazéns), Adriana Firmo; a diretora de supply chain da BDF Nivea, Fátima Ribeiro; a gerente de negócios da Andreani Logística, Leila Almeida; e a diretora de operações logísticas do Mercado Livre, Olga Peter Brandt.

Para Fátima, da Nivea, a maior dificuldade da empresa no início da pandemia foi a adaptação das operações da marca. "Em termos de produtos, tivemos uma oscilação muito grande no início de tudo isso, até por ser uma situação completamente nova. Em algumas categorias, como sabonetes líquidos e em barra, por exemplo, crescemos bastante, até por questões de maior higiene das mãos associadas à pandemia. Produtos de beleza e de cuidados para o corpo também apresentaram aumento no período. Já na categoria de produtos masculinos, como itens para a barba, houve uma queda muito grande, pois os homens diminuíram o uso dos mesmos por estarem mais tempo em casa", pontuou.

Olga, do Mercado Livre, concordou. "Para nós não foi muito diferente. Também houve uma mudança muito grande no formato de venda e nos produtos comercializados ao longo da pandemia. No primeiro mês, por exemplo, a venda de máscaras e álcool em gel explodiu. Depois, outros produtos ganharam a frente. Mas concordo com a Fátima, a adaptação da questão estrutural foi o mais importante. Olhar para si e ver como as características do negócio estão se desenhando ao longo do tempo, adequar-se e ainda engajar os profissionais a fazerem o mesmo é fundamental".

Adriana, do Grupo KION, foi na mesma linha de raciocínio, mas fez questão de ressaltar a importância da gestão de pessoas no processo. "A gestão operacional, sem dúvida, é o mais complicado, mas a equipe é fundamental para que a adaptação ocorra da melhor forma possível. Eu digo isso sempre: o que faz a diferença são as pessoas que estão na linha de frente. Então, essa equipe coesa e que estava com vontade de fazer acontecer, que não se abalou e que continuou firme foi essencial".

Last Mile - A chamada última milha, ou seja, a entrega final para o cliente, também foi um tema de destaque no debate das executivas. Adriana, do Grupo KION, exaltou bastante a importância desta etapa. "Entre os braços de negócios do Grupo KION está a marca Dematic, especializada no mercado de suplly chain, que atesta que a maior demanda do ano passado para seus negócios envolveram o last mile, o qual atendemos com uma solução chamada micro fulfillment".

Adriana explica que, com esta solução, ao invés de usar centros de distribuição (CD’s) gigantes e automatizados, é possível ter próximo a lojas convencionais e a pequenos CD’s espalhados pela cidade, pequenas casas de automação que atendem às necessidades de vários negócios. "Isso já foi uma grande mudança de pensamento, que ocorreu mais rápido nos Estados Unidos, mas que também está chegando ao Brasil. Ainda existe um empecilho, que é o custo, mas a velocidade do crescimento do e-commerce, como tem se mostrado de 2020 até agora, vai viabilizar esse tipo de solução muito mais rápido do que imaginamos".

Olga, do Mercado Livre, corroborou. "Soluções como essa são uma necessidade, até pelo tamanho do país e pelas características de territórios que temos por aqui. Tudo isso faz com que as coisas estejam muito mais pontuais e muito mais localizadas. Em direção a isso, nós, do Mercado Livre, também estamos pensando nas coisas de forma diferente. Por que não podemos ter espaços específicos onde possamos deixar ou coletar nossos produtos, o que chamamos de Places? Ou seja, dar essa agilidade de deixar o produto mais próximo do consumidor. Também avaliamos a possibilidade de entregas com motos, o que chamamos de Flex, para atender a rotas mais curtas de maneira muito mais rápida".

Em consonância com tudo isso, Adriana revelou alguns dados do mercado global de movimentação de materiais que apontam para uma expansão cada vez maior deste segmento em especial. "Só para vocês terem uma ideia, o mercado global de automação e de movimentação de materiais tem uma previsão de crescer, de 43.6 bilhões de dólares em 2021 para 76.8 bilhões de dólares em 2026. É um crescimento de 12%, é muita coisa. Mais um dado que vem para confirmar este bom momento é o que aponta que o mercado de armazenagem mundial, hoje, está estimado em 352 bilhões de dólares. Então, isso não é nem mais uma tendência, na verdade, é uma realidade", concluiu.

Serviço:
Webinar: Mulheres na Logística
Quando: 25/03/2021.
Horário: Das 9 às 18h30 horas.
Mais Informações: bit.ly/2ZV1Vv6

Sobre a Intermodal South America - www.intermodal.com.br

A Intermodal South America é a maior plataforma de negócios das Américas direcionada aos setores de logística, intralogística, transporte de cargas e comércio exterior, que oferece soluções completas ao mercado. Uma delas é a feira de negócios, que é realizada há mais de 20 anos e é considerada o principal ponto de encontro destes segmentos, reunindo, em três dias, os principais players do setor, com o objetivo de fomentar negócios e parcerias e dar suporte ao desenvolvimento e aprimoramento tecnológico dos segmentos que congrega. Em sua última edição, reuniu mais de 400 marcas expositoras, de 22 países, e atraiu mais de 38 mil profissionais. Em 2021, o evento já tem data marcada e acontece de 1 a 3 de setembro, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). A feira é organizada pela Informa Markets que, em junho de 2018, tornou-se o grupo líder em serviços de informações B2B e o maior organizador de eventos B2B no mundo.

Sobre a Informa Markets 

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto