Logo
Imprimir esta página

Brasil é o país que mais acredita que há uma lacuna de habilidades no próprio mercado de trabalho

Brasil é o país que mais acredita que há uma lacuna de habilidades no próprio mercado de trabalho

Pesquisa da Udemy mostra que 94% dos profissionais brasileiros acreditam que a força de trabalho do país não é suficientemente qualificada para um mercado em constante evolução

Lançado recentemente pela plataforma de cursos online Udemy, o Relatório Global Lacuna de Habilidades 2019/2020 mostra qual é a opinião dos profissionais brasileiros e de outros quatro países (Índia, México, Espanha e França) sobre a qualificação da força de trabalho dos seus países.

Entre os países pesquisados, o Brasil é o que mais acredita que existe uma lacuna de habilidades no seu mercado de trabalho – ou seja, que as habilidades dos seus trabalhadores não são suficientes para acompanhar o mercado, que está em constante evolução.

Enquanto 94% dos profissionais brasileiros acham que essa lacuna existe, 72% dos mexicanos e 77% dos espanhóis pensam o mesmo – porcentagens consideravelmente menores. Na França e na Índia, as porcentagens foram de 91% e 92%, respectivamente. A média global é de 83%.

Quando perguntados se eles se sentem diretamente afetados por essa lacuna, os brasileiros também estão entre os profissionais que mais creem que sim. 75% deles responderam positivamente à pergunta – porcentagem menor apenas que a da Índia, de 76%. A porcentagem do México também foi alta, de 68%. Os dois países europeus pesquisados apresentaram as porcentagens mais baixas – França com 49% e Espanha com 60%.

Inteligência artificial e automação

A pesquisa também perguntou aos profissionais se eles acreditam que a inteligência artificial e a automação serão capazes de fazer os seus trabalhos dentro dos próximos cinco anos. No Brasil, a maior parte dos profissionais, 56%, disse que sim. Na Índia, essa porcentagem foi de 76%. E no México, de 47%.

Mais uma vez, os países europeus apresentaram as menores porcentagens – Espanha com 42% e França com 44%. “É possível que isso tenha a ver com a natureza dos empregos nesses países”, diz Raphael Spinelli, gerente da Udemy para a América Latina. “Nos países com mais profissionais em cargos operacionais, faz sentido que esses profissionais se preocupem mais em perder os seus empregos para a automação, por exemplo.”

Universidades e outras formas de adquirir habilidades

O Brasil, no entanto, é o país mais otimista quanto à sua educação universitária. 67% dos profissionais brasileiros concordam que a universidade não fornece as habilidades necessárias para um trabalho eficiente. Na Índia, essa porcentagem é bem maior, de 82%. Na França, de 79%. No México, de 73%. E na Espanha, de 70%.

Os profissionais brasileiros também mostraram entusiasmo com outras formas de aprender – e os cursos online são a mais popular delas. 47% dos pesquisados no país disseram que aprendem novas habilidades por meio de cursos online, como os oferecidos pela Udemy. Em seguida, ficou o treinamento patrocinado pelas empresas, com 31%, e os livros, com 10%.

Para saber mais, acesse o Relatório Global Lacuna de Habilidades 2019/2020, da Udemy.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto