Logo
Imprimir esta página

Grupo SURA encerra 2020 com rentabilidade positiva, sobe 3.5% no dividendo proposto aos acionistas e suas filiais contribuem para a recuperação da América Latina

Grupo SURA encerra 2020 com rentabilidade positiva, sobe 3.5% no dividendo proposto aos acionistas e suas filiais contribuem para a recuperação da América Latina

• Em 2020, a SURA destinou mais de USD 379 milhões para enfrentar a pandemia em todos as frentes, com a prioridade de salvar vidas e acompanhar as pessoas e as empresas.

• Na Colômbia, a gestão da saúde se destaca: a taxa de letalidade dos pacientes com COVID-19 acompanhados pela Seguros SURA foi de 0.63%, um quarto do registrado pela Colômbia (2.63%) e um terço da média mundial (2.18%), no final de 2020.

• As empresas do Grupo SURA mantiveram e criaram novos empregos (+4.3% frente a 2019), impulsionaram as MPMEs da região e adaptaram os seus modelos de negócios para estar mais próximo dos clientes.

• Os resultados financeiros refletem a dinâmica comercial positiva das filiais, com crescimento anual da receita com prêmios e comissões, apesar dos efeitos da pandemia.

• O Grupo SURA reduziu a dívida líquida, a exposição cambial, garantiu a liquidez necessária para atender as obrigações de 2021 e melhorar o perfil de médio prazo.

• O investimento social totalizou USD 24.7 milhões em 2020, tanto das empresas como da Fundação SURA na Colômbia, México e Chile.

• O Conselho de Administração apresentou uma proposta de dividendo de USD 0.18 por ação, 3.5% superior ao dividendo ordinário pago em 2020, a considerar pela Assembleia Geral de Acionistas, no próximo dia 26 de março.

O Grupo SURA e suas filiais, a Suramericana (Seguros SURA) e SURA Asset Management, demonstraram no último ano a relevância das suas estratégias nas indústrias que estão presentes para gerar valor e contribuir com cada um dos 37.9 milhões de clientes em 10 países da região que confiaram na SURA como uma aliada durante a pandemia e na recuperação econômica durante o ano de 2021.

Prova disso tem sido pela prioridade de cuidar e salvar vidas com a prestação de serviços de saúde na Colômbia, onde os pacientes com COVID-19 acompanhados pela SURA apresentam menor índice de letalidade; as iniciativas de financiamento e capacitação para micro, pequenas e médias empresas; a preservação do emprego em todas as companhias e a criação de outros onde foi necessário; aproximadamente USD 379 milhões destinados para as despesas e custos no atendimento dos segurados e afiliados; assim como a agilidade em resposta às solicitações de 3.2 milhões de pessoas para retirar parte da poupança previdenciária e suprir suas necessidades diante dos efeitos da crise, conforme as mudanças regulatórias no Peru e no Chile.

"No último ano valorizamos a relevância dos negócios da SURA para o bem-estar das pessoas e a competitividade das empresas latino-americanas. Além disso, os resultados financeiros em 2020 foram resilientes e melhores do que projetamos no início da pandemia, com indicadores positivos de receita das companhias Suramericana e SURA Asset Management, e ao mesmo tempo, do Grupo SURA onde colhemos os benefícios de um portfólio equilibrado", comenta Gonzalo Pérez, Presidente do Grupo SURA.

Gestão relevante no último ano

As companhias do Grupo Empresarial não só mantiveram os postos de trabalho desde o início da pandemia, como aumentaram o número de colaboradores, com um total de 31,580, 4.3% a mais que em 2019. Além disso, o investimento social cresceu no último ano para USD 24.7 milhões, feito diretamente pelas companhias e através da Fundação SURA na Colômbia, México e Chile, dirigida em boa parte aos setores mais sensíveis como a saúde, a educação e a cultura.

A Suramericana, por exemplo, acompanhou mais de 100 mil MPMEs em nove países com conhecimento especializado na plataforma Empresas SURA, desenvolveu novas soluções nos segmentos de Vida e Gerais e ampliou as coberturas e assistências do portfólio de seguros. Sua filial na Colômbia expandiu as capacidades em telemedicina, adiantou mais de 19.5 milhões de benefícios para a saúde associados à pandemia, e a taxa de letalidade de pacientes com COVID-19 da Seguros SURA foi de 0.63%, um quarto do registrado pela Colômbia (2.63%) e um terço da média mundial (2.18%), no final de 2020.

A SURA Asset Management registrou rentabilidade positiva dos fundos administrados e, embora tenha sido inferior a 2019, é encorajador para seus 20.3 milhões de clientes em um ambiente complexo e volátil para os mercados. Além disso, os processos para retirada do FGTS foram agilizados e flexibilizados na Colômbia, assim como o seguro de desemprego no Chile e no México, para ajudar a mitigar o impacto para quem perdeu o emprego. Também foram disponibilizados diversos tipos de recursos de financiamento que proporcionaram liquidez a 1,282 pequenas e médias empresas na Colômbia, Peru e Chile. Além disso, a SURA Investment Management lançou vários fundos de investimentos para alavancar a recuperação econômica e a criação de emprego em setores como infraestrutura.

Por sua vez, o Grupo SURA avançou nos testes de estresse realizados desde abril de 2020 em função dos possíveis impactos da pandemia em diferentes cenários com o objetivo de monitorar a liquidez e a solvência das companhias que são o foco do seu portfólio, que no final do ano não exigia capitalizações. As análises também permitiram antecipar e realizar uma emissão de bônus em agosto passado para garantir a liquidez exigida em 2021 frente às obrigações financeiras, melhorar o perfil da dívida e o custo passivo. Além disso, em 2020 a dívida líquida do Grupo SURA reduziu USD 138,933 milhões e sua exposição ao dólar caiu de 10% para 4%.

Resultados consolidados de 2020

"A capacidade de adaptação das filiais, mantendo a dinâmica comercial e fidelizando seus clientes, junto aos benefícios de um portfólio diversificado do Grupo SURA, compensaram, em parte, os impactos da volatilidade do mercado de capitais no retorno dos investimentos próprios das filiais e a diminuição do resultado por método de participação no Grupo SURA, principalmente do Bancolombia", explica Ricardo Jaramillo, Vice-presidente de Desenvolvimentos de Negócios e Finanças do Grupo SURA.

Desta forma, os resultados consolidados do Grupo SURA registraram receitas operacionais de USD 5,642 milhões, 2.3% menor que em 2019, enquanto os custos e despesas apresentaram um crescimento controlado (4.3%), baseado na eficiência aplicada nos modelos operacionais das filiais. Assim, o lucro operacional totalizou USD 435 milhões e diminuiu 44.2%, enquanto o lucro líquido consolidado foi de USD 91 milhões, 80.4% inferior ao ano anterior. A seguir, os resultados de cada uma das filiais:

SURA Asset Management (especializada em pensões, poupança, investimento e gestão de ativos), teve um crescimento anual da receita por comissões de 2%, explicado pela estabilidade das receitas do segmento de poupança para aposentadoria e o crescimento conjunto de 19.2% das receitas por comissões de Investimentos SURA (poupança e investimento para pessoas) e SURA Investment Management (gestão de ativos). O lucro líquido fechou em USD 116.8 milhões, uma redução de 31.4%. É importante destacar que os ativos sob gestão aumentaram 8.4% e totalizaram USD 152,622 milhões**.

A Suramericana (Seguros SURA - especializada em seguros, tendências e riscos) obteve crescimento de 9.6% nas receitas por prêmios emitidos, que somaram USD 5,063 milhões, impulsionado pelos esforços para fidelizar pessoas e empresas, assim como a diversificação do portfólio de acordo com o contexto atual em soluções de Vida, Saúde, Mobilidade e Proteção Digital. O bom desempenho em seguros Gerais, especialmente na Argentina, Chile e Colômbia, compensou a maior taxa de sinistralidade no segmento de Vida e a despesa com a prestação de serviços de saúde associados à pandemia. O lucro líquido foi de USD 57.2 milhões, uma redução anual de 45.8%.

Proposta de dividendo para os acionistas

Durante a sessão de 25 de fevereiro, o Conselho de Administração aprovou uma proposta de dividendo ordinário de USD 0.18 por ação sobre 469,037,260 ações ordinárias e 112,940,288 ações preferenciais, a ser pago em quatro parcelas iguais em abril, julho e outubro de 2021, e janeiro de 2022. A proposta inclui um acréscimo de 3.5% frente ao dividendo ordinário aprovado em 2020 e será submetido à consideração da Assembleia Geral de Acionistas, no próximo dia 26 de março. Esta manterá a modalidade da anterior: os acionistas serão representados por procuradores e poderão acompanhar a transmissão no site gruposura.com .

Outros destaques recentes:

•A agência Fitch Ratings ratificou as qualificações locais de longo e curto prazo do Grupo SURA como "AAA", avaliação mais alta na escala nacional. Da mesma forma, ratificou a qualificação internacional de longo prazo "BBB" e reduziu a perspectiva de estável para negativa.

• A Fundação SURA na Colômbia beneficiou mais de 280 mil pessoas e 2,500 organizações em 2020, a partir de um investimento que totalizou USD 7 milhões.

• Standard & Poor´s premiou o Grupo SURA com a medalha de prata ao incorporá-lo no Anuário de Sustentabilidade 2021, em linha com sua inclusão no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI).

• O Grupo SURA foi reconhecido pela Câmara de Comércio Internacional e a Comissão Europeia de Startups como "Líder em inovação aberta" na América Latina, por valorizar o apoio ao ecossistema de empreendedores da região.

Re-expressão de cifras em dólares:*Cifras Estado de Resultados Integrais, à taxa de câmbio média de 2020: COP 3,693.09;

**Cifras do Estado de Situação Financeira, à taxa de câmbio a fechamento de 2020: COP 3,432.50.

Materiais para a imprensa: Vídeo Áudio Fotos Infográfico

Sobre o Grupo SURA

Grupo de Investimentos Suramericana -Grupo SURA- é um administrador de investimentos enfocado em construir e desenvolver um portfólio balanceado com visão de longo prazo, cujo eixo principal são os serviços financeiros. Além disso, é companhia holding do Conglomerado Financeiro SURA-Bancolombia, presente em 11 países da América Latina com negócios de seguros, pensões, poupança, investimentos, administração de ativos e banca, mediante suas filiais Suramericana e SURA Asset Management, e como principal acionista (não controlador) de Bancolombia. Grupo SURA cota na Bolsa de Valores da Colômbia (BVC) e está inscrita no programa ADR -Nível I, nos Estados Unidos. É a única entidad latinoamericana do setor de Servicios Financeiros Diversos e Mercados de Capitais incluída no Índice Global de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI), que reconhece as organizações com melhores práticas econômicas, sociais e ambientais. Em outras indústrias, o Grupo SURA conta com investimentos no Grupo Nutresa (alimentos processados) e Grupo Argos (cimento, energia e concessões viárias e aeroportuárias).

Sobre a Suramericana

Com 75 anos de experiência, Suramericana S.A. é uma empresa especializada no setor de Seguros e em Gestão de Tendências e Riscos. É uma subsidiária do Grupo SURA (81,1%) e também tem o apoio como acionista da resseguradora alemã Munich Re (18,9%). A Companhia é uma plataforma de múltiplas soluções, canais e segmentos múltiplos, com operações em 9 países da América Latina, onde busca oferecer bem-estar e competitividade sustentável a cada um de seus 17,9 milhões de clientes, entre indivíduos e empresas, atendidos por quase 21.000 funcionários e 24.000 conselheiros. É está presente no mercado como Seguros SURA na Colômbia, Chile, México, Argentina, Brasil, Uruguai, Panamá e República Dominicana, e como Asesuisa, em El Salvador. Suramericana é a oitava seguradora da região, em volume de prêmios emitidos, e é a quarta de origem latino-americana.

Sobre a Seguros SURA Brasil

A Seguros SURA está presente em 9 países da América Latina. Sua estratégia atual baseia-se em entregar bem-estar e competitividade sustentável, a partir da gestão de tendências e riscos, o que permite ampliar a visibilidade dos clientes para antecipar riscos e aproveitar as oportunidades do entorno. A Seguros SURA Brasil atua com foco em seguros para empresas e para pessoas com produtos de Seguro para Transportes, Frotas de Automóveis, Seguros para Pequenas e Médias Empresas (Vida em Grupo, Empresarial, Responsabilidade Civil e Frotas), Afinidades, Bicicletas, além do Seguro Residencial e seguro de automóvel de alto valor. Ao todo, são mais de 350 funcionários distribuídos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Goiânia, Bauru, Florianópolis, Londrina, Salvador, Piracicaba, São José do Rio Preto e Espirito Santo, que atendem todo o território nacional. A presença em mais estados cria vínculos e possibilidades o entendimento do mercado e a geração de valor em todo o Brasil. Em 2018, a empresa foi reconhecida em 7º lugar dentre 100 como uma das melhores multinacionais para se trabalhar na América Latina, de acordo com o Instituto Great Place to Work (GPTW), além de 1ª companhia do setor de seguros do ranking.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto