Aposte na retomada: um 2021 de transformação e desafios para pequenas e médias empresas
Por Cleber Genero*
Na pandemia, tudo mudou. Muitas expectativas, tendências e padrões de comportamento foram por água abaixo e o mundo que conhecíamos virou do avesso. Enquanto boa parte das grandes companhias conseguiam utilizar recursos para abrir novos canais de vendas, investir em infraestrutura e produtos que atendessem à demanda de uma população trancada em casa, as micro, pequenas e médias patinaram ao perder receita e precisaram de muita resiliência e criatividade para se manterem no mercado.
Só em 2020, mais de dois milhões de empresas foram abertas, segundo a Serasa Experian. Se foram criadas por oportunidade ou por necessidade, neste momento, não importa: é preciso continuar se reinventando, investindo em negociações via internet e, principalmente, atuando de forma precisa para conquistar novos clientes, negociar com segurança e evitar a inadimplência. Há também a necessidade de investimento em saúde e segurança, uma vez que atuar de acordo com as regras sanitárias vigentes é uma condição para a continuidade dos negócios.
Em momentos de incertezas como esse, é fundamental também estancar todo e qualquer vazamento de recursos. Rever fornecedores, prazos e juros de dívidas, reduzir o estoque e repensar o modelo de vendas são algumas maneiras. Lembre-se que uma negociação mal feita traz consigo uma maior probabilidade de inadimplência ou fraude e ainda pode fazer com que se percam ótimas oportunidades. É extremamente importante que o empresário entenda que a prospecção, a negociação, o monitoramento e a cobrança estão intimamente ligados e o desequilíbrio de uma etapa afeta as demais.
Além de se pensar na economia de recursos, é fundamental também criar uma boa estratégia para aumentar a receita. Existe uma oportunidade muito relevante que pode ser explorada especialmente pelas PMEs: as datas comemorativas e períodos sazonais, como dia das mães, namorados, férias escolares, dia dos pais, das crianças, black friday, natal, ano novo, férias de verão e por aí vai. Essas datas devem ser aproveitadas com muitas promoções, comunicações específicas, decorações em lojas físicas, pacotes especiais, combos etc.
Por fim, vale ressaltar que quem precisa se reerguer deve começar já a reestruturar a empresa, desenvolvendo um planejamento financeiro realista, renovando o plano de negócios e buscando negociações mais precisas. É importante ainda o apoio aos pequenos e médios empreendedores em fases tão importantes à saúde financeira do empreendimento, como monitoramento do próprio CNPJ e da carteira de clientes e fornecedores, cobrança de inadimplentes e, se for o caso, renegociação de dívidas. Por fim, cabe às empresas e sociedade participar ativamente da recuperação das PMEs, dando suporte ou consumindo do pequeno sempre que possível, para manter uma economia próspera e saudável para todos. Aposte na retomada e vá em frente. Vamos fazer um 2021 de transformação e sucesso!
*Cleber Genero é vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian
Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 17.800 pessoas em 45 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>