Mês do consumidor: 4 dicas para preparar o seu marketplace ou criar um agora
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Stefani Paraiso
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Mês do consumidor é aposta para aumento nas vendas no primeiro trimestre para e-commerces e marketplaces
Especialista da OmniK, startup que transforma lojas virtuais em grandes marketplaces, lista dicas para quem quer ter sucesso no período ou começar negócio
O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março, no entanto, houve uma tendência em expandir a data não só para a semana, como para o mês, com um período inteiro de promoções. A data está sendo chamada de "Black Friday do primeiro semestre", inaugurando o calendário de vendas do e-commerce brasileiro. O movimento tem garantido resultados positivos para o setor: de acordo com dados da Social Miner, os e-commerces faturaram R$3,62 bilhões na primeira quinzena de março de 2020 - um crescimento de 23,5% em relação aos 15 dias anteriores.
"A data tem ganhado cada vez mais relevância e é notável o crescimento da busca por boas promoções durante o período. Cabe às operações de marketplaces garantirem sellers que oferecem as melhores ofertas e uma experiência de compra incrível para atrair os consumidores e fidelizar clientes", explica Orlando Ovigli, sócio e VP OmniCommerce do Grupo FCamara e Presidente do Conselho OmniK - startup do grupo que transforma lojas virtuais em grandes marketplaces.
O especialista listou quatro dicas importantes para quem quer ter sucesso de vendas em seus marketplaces no período ou se preparar para criar um negócio agora. Confira:
Ofereça promoções realmente atrativas
O principal atrativo do marketplace no Mês do Consumidor são promoções e descontos vantajosos, que sejam vistos pelo consumidor como um diferencial. Acima de tudo, é importante selecionar produtos que tenham maior giro de estoque e/ou que estejam em tendência. Depois disso, analise as estratégias da concorrência, para sempre ter um referencial e garantir a competitividade.
Outras ofertas que podem atrair seu consumidor são frete grátis, kits de produtos, condições de pagamento especiais, entre outros. O importante é garantir a satisfação do consumidor, mas, acima de tudo, que sejam vantajosas para o seu negócio, de forma a conquistar clientes e garantir lucro.
Priorize a melhor experiência para o consumidor - e conquiste a fidelidade dele
O preço é algo relevante para a tomada de decisão do consumidor, mas não é só isso. Uma experiência de compra ruim pode gerar lucro agora, mas não garante a fidelidade. Certifique-se de que seus sellers estão com equipes preparadas e funcionando com o máximo de eficiência.
Além disso, seu marketplace deve estar preparado para responder prontamente os clientes, sempre com muita empatia e rapidez. Da mesma forma, um atendimento eficaz e uma infraestrutura que suporte o volume de acessos é importante. Se o seu consumidor tentar comprar na sua loja, mas não conseguir acessar o seu site ou finalizar o pagamento, ele pode desistir da compra, então reúna o time de tecnologia e avaliem juntos se será necessário algum tipo de ação para garantir o grande fluxo de visitantes no período.
Divulgue as ações de forma estratégica
Os compradores já estão pesquisando sobre os produtos que querem adquirir nesse período. É hora de aproveitar os dados que o seu marketplace oferece e planejar um cronograma de ações.
Neste momento, explorar a mídia paga por buscas no Google ou remarketing no Facebook, Instagram é um caminho. Mas cuidado, pois nessa época a concorrência por mídia é alta, e pode elevar os preços dos anúncios, então seja estratégico: não invista aleatoriamente. Selecione produtos de acordo com o comportamento dos seus consumidores. Se esse for um assunto novo para você, comece com um orçamento reduzido e pilote os resultados. Além disso, trabalhe o engajamento, com cupons, ofertas por hora, por exemplo.
Implemente soluções omnichannel
O comprador atual utiliza múltiplos canais em sua jornada de compra. Mais do que nunca, investir em soluções omnichannel, integrando seu marketplace, seus sellers e seus canais de comunicação, será fundamental. Para atender as diferentes necessidades, você pode disponibilizar formas de entrega variadas, ou seja, o consumidor escolhe se aguarda receber o produto em casa ou retirar o pedido na loja física. Oferecer facilidade de escolha é a garantia de uma experiência extraordinária de compra em seu marketplace.
De acordo com o relatório da Social Miner, 53% do público do Dia do Consumidor prefere receber as compras em casa, enquanto 31% se sente mais confortável retirando os pedidos na loja física. Apostar no omnichannel ajuda seu marketplace a ser a principal escolha do seu consumidor nas próximas compras.
Sobre a OmniK
A empresa foi adquirida em 2020 pelo Grupo FCamara e é atualmente a única brasileira a oferecer transformação de e-commerces para marketplaces e unir todos os recursos tecnológicos de varejo. A empresa atende lojistas virtuais, indústria, e players de e-commerce. Entre os clientes da OmniK estão a Centauro, Loja do Mecânico, Hub Sales, On Store e Ativo. Saiba mais: https://omnik.com.br/
Sobre o Grupo FCamara
Considerada a maior empresa de serviços para ECommerce da América Latina, a FCamara é uma consultoria de TI que promove transformação digital, oferecendo múltiplas soluções tecnológicas, com atuação nos principais players do mercado de saúde, educação, indústrias, entre outros. Após imersão no Vale do Silício, fundou a Orange Ventures, sua própria Venture Builder, que já lançou diversas startups com foco B2B. Saiba mais: www.fcamara.com.br/
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