Termômetro do seguro – Empresarial
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por JCS – Edição 462 – Setembro/ Outubro 2020
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O Brasil possui pouco mais de 19 milhões de empresas, de acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). A maior concentração está no Estado de São Paulo, com quase seis milhões de empreendimentos. Grande parte desses negócios são as micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais, que somam o total de 12 milhões, representando 99,1% do total de empresas registradas no País.
Diante dessa conjuntura, as oportunidades no ramo empresarial são inúmeras. No entanto, para atuar no ramo, o corretor de seguros precisa entender os riscos e conhecer bem os produtos das seguradoras para oferecer a melhor proteção ao consumidor.
Nos últimos quatro anos, 316.680 empresas foram fechadas no Brasil, segundo o levantamento Demografia das Empresas e Empreendedores 2017, realizado pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo aponta que seis em cada dez empresas brasileiras fecham as portas em até cinco anos de atividade. São inúmeros os motivos para o encerramento de um negócio. Contudo, uma apólice de seguro patrimonial bem-feita poderia amenizar alguns números.
O coordenador Estadual do Sebrae-SP, José Paulo Albanez, conta que recebe depoimentos de diversos empresários que tiveram problemas com incêndio, com o risco de se responsabilizar com carro importado de clientes, além de acidentes com colaboradores na entrega de peças, por exemplo. “Nesses casos relatados, alguns possuíam seguro, mas nem sempre a história termina com uma solução feliz”, explica.
Albanez ainda revela que muitas empresas têm conhecimento apenas dos seguros contra incêndio (obrigatório por lei), roubo e vida. “Infelizmente, não faz parte da cultura das micro e pequenas empresas a obtenção dos diversos tipos de cobertura que as seguradoras podem oferecer. A maioria das pequenas empresas têm acesso a uma apólice de seguro quando necessita de algum tipo de empréstimo no sistema bancário”, completa.
Alguns dados reforçam o desconhecimento da população brasileira em relação ao seguro empresarial, já que se estima que apenas 10% das empresas no País contam com a proteção de uma apólice. “O maior desafio desse mercado é a falta de conhecimento em relação ao produto, por isso, é essencial fazer com que as empresas conheçam melhor essa oferta. Muitas vezes, o empresário tem uma visão distorcida em relação ao preço e às garantias. O seguro para pequenos e médios negócios, por exemplo, tem valor, em média, de R$ 570 por ano, ou seja, é um produto acessível”, ressalta a diretora de Seguros Gerais da MAPFRE, Patricia Siequeroli.
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